F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. da Bélgica – Raikkonen está intratável! E os Ferrari voltaram a reaparecer ao sábado

Como já vai sendo habitual, os Ferrari ganharam uma nova vida na manhã de sábado e colocaram a aparente superioridade dos Mercedes em xeque. Já pareciam estar bem à frente em ritmo de corrida mas, neste terceiro treino livre, mostraram-se em condições para também lutarem pela «pole»! Com Kimi Raikkonen verdadeiramente intratável a justificar o prolongamento do seu contrato, sempre mais rápido que Vettel…

O finlandês fez algo que ainda há um ano era impensável: não só bater o recorde absoluto do circuito (1.44,5) – os três primeiros conseguiram-no – mas entrar na casa do segundo 43, numa volta à média de 242,4 km/h! dos pilotos que estão em pista, Raikkonen é o que mais vezes venceu em Spa (4) e está a mostrar porque se sente tão à-vontade na pista belga, tendo batido o seu colega de equipa, Sebastian Vettel, por quase dois décimos. O alemão que foi… um milésimo mais rápido que Hamilton, o que promete entre os dois candidatos ao título!

Numa sessão que ainda começou com zonas da pista bastante húmidas, num dia em que se prevê alguma instabilidade atmosférica, todas as equipas tinham muito trabalho para fazer, pelos 20 minutos a menos da última sessão de ontem, cortada pela chuva. Rodou-se bastante na hora disponível e foi um treino quase isento de problemas, tirando o Toro Rosso de Kvyat que deixou de funcionar no topo da subida do Raidillon.

Na frente não há a mínima dúvida: a «pole» é assunto a dois, entre Ferrari e Mercedes, mas com Bottas muito fora da discussão, a desiludir com algumas dificuldades em dominar o W08 na configuração de pouco apoio aerodinâmico. Acabou mesmo por se ver metido entre os dois Red Bull que não têm andamento para as «cavalarias» do trio da frente…

Resta assim destacar o excelente tempo de Jolyon Palmer a mostrar que os Renault estão a dar um grande salto de competitividade e que poderão dar luta aos Force India. E a péssima prestação dos Williams que, agora, parece que já nem nos circuitos rápidos se conseguem destacar, nemo motor Mercedes lhes valendo… Tempos da terceira sessão de treinos livres:

bel3

A qualificação arrancará às 13 horas de Portugal Continental e Madeira e com um enorme ponto de interrogação: se a chuva aparecer, todas as equipas entrarão no desconhecido, lutando pelo melhor tempo sem nunca terem rodado com estes carros com a pista molhada… Mas esperemos que não para podermos ter o prazer de ver até onde os carros e 2017 «esmagarão» o cronómetro em Spa!

Partilhar Notícia.