F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. da China – Primeiro dia marcado pelo vermelho… mas não da Ferrari

Umas poucas voltas só para alguns no primeiro treino, nem um carro em pista no segundo! Praticamente não houve qualquer acção no primeiro dia de treinos do G.P. da China de F1, devido às condições atmosféricas em torno de Xangai. Não que impedissem os monolugares de rodar, a pista que começou molhada até foi secando com a passagem dos carros no primeiro treino, mas porque não permitiam… que um helicóptero voasse!

As regras de segurança da FIA são muito rígidas neste aspecto e, saliente-se, é bom que assim seja porque é da vida dos pilotos que estamos a falar. Está estabelecido um tempo mínimo de 20 minutos para, no caso de um trauma neurológico grave, o piloto ser transportado até ao hospital de prevenção para cada Grande Prémio. Em Xangai não há a possibilidade de esse transporte ser garantido por ambulância, porque o referido hospital fica a 38 km do circuito e porque não há nenhuma via reservada para esse tráfego prioritário, no meio do pandemónio diário do trânsito daquela urbe chinesa.

Logo, o helicóptero médico é a única solução viável para transportar rapidamente um piloto ferido para o hospital. Sucede que, hoje, as condições de visibilidade foram praticamente nulas com um nevoeiro persistente e não foi possível operar o helicóptero, o que implicou a suspensão de qualquer actividade em pista. O primeiro treino começou com mais de meia hora de atraso para ser parado logo a seguir, enquanto o segundo nunca chegou a começar…

«É frustrante embora compreenda que é por questões de segurança…», dizia Daniel Ricciardo que não conseguiu experimentar as muitas evoluções que a Red Bull levou para o RB13. O problema é que, para domingo, as previsões meteorológicas apontam para condições ainda piores que as de hoje, embora antecipem mais chuva que nevoeiro. Mas basta que se trate de nuvens baixas para voltar a haver o mesmo problema.

No final do treino… que não houve, corria no «paddock» de Xangai que as equipas poderiam pressionar a FIA a antecipar a corrida para amanhã, dia que se prevê seco e com bom tempo! Teriam, assim, de fazer um treino livre, a qualificação e a corrida tudo no mesmo dia… Era só um rumor, mas a ideia era evitar que não se pudesse correr no domingo, no caso de as condições de hoje se repetirem. Uma decisão complicada por causa dos horários das televisões mas que conta com outro factor: adiar a corrida para segunda-feira é uma impossibilidade, pois já todo o material terá de estar a voar para o Bahrain onde se corre no fim-de-semana seguinte. Um caso a acompanhar, depois da reunião dos chefes de equipa com Charlie Whiting, marcada para as 10 horas portuguesas!

O facto de praticamente se terem perdido três horas de treino deixa as equipas um pouco «às escuras», ainda por cima com novos carros e novos pneus… «Vai fazer-nos falta o trabalho de casa para a qualificação e corrida, os graus de refrigeração, de desgaste de pneus e de consumo. Mas isso será igual para todos e até poderá dar alguns resultados inesperados», resumiu Paddy Lowe, da Williams, que afinava pelos comentários gerais ao dizer que lamentava, acima de tudo, o facto de não poderem ter dado o espectáculo que os fãs que se tinham deslocado à pista procuravam.

Lewis Hamilton, pelo menos, tentou mitigar a frustração dos espectadores – não muitos, verdade se diga… – que foram até ao circuito de Xangai, atravessando a pista e indo à bancada central atirar alguns bonés autografados e fazer algumas fotos! E na sua conta de Twitter até fez outra proposta: três sessões de treinos livres amanhã, qualificação domingo de manhã e corrida à tarde! Mas o piloto da Mercedes não deve estar a par das previsões para domingo…

Dos poucos pilotos que andaram, Max Verstappen foi o mais rápido mas não dava grande importância ao «feito»: «Não é para ligar muito aos tempos, só fiz duas voltas e muitos pilotos nem tentaram… O pior é que não temos qualquer ideia em que ponto estamos, pois não sabemos se os novos componentes funcionam», referia o holandês. Destaque ainda para a primeira experiência de Lance Stroll à chuva – a Williams esteve ausente no dia de testes em Barcelona com a pista molhada –, tendo ficado a 0,4 s de Massa.

Se não houver alterações no horário do Grande Prémio – e a FIA é muito avessa e rígida a modificações… –, o terceiro treino livre realiza-se na próxima madrugada, a partir das 5 horas de Portugal Continental e Madeira. E a qualificação arranca às 8 horas.

Partilhar Notícia.