F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. da Hungria – Ferrari começaram a voar e Vettel… a uma altura impressionante!

Já começa a ser uma tradição a reacção da Ferrari no treino livre da manhã de sábado, mas como hoje, na terceira sessão do G.P. da Hungria, nunca se tinha visto! Os Ferrari apareceram positivamente a voar, deixando toda a concorrência muito apreensiva, com Sebastian Vettel a tirar… 1,4 s ao melhor tempo de ontem, de Daniel Ricciardo.

Ou seja, com 1.17,071, recorde absoluto da pista «implodido», a «pole» de 2016 já lá vai por 2,9 s… e ainda falta a qualificação! Mas, acima de tudo, os carros da Scuderia colocaram-se num patamar onde mais nenhum outro parece conseguir chegar, nem mesmo os Mercedes quando colocarem os seus motores no famoso modo de qualificação… Veremos já a seguir, quando for discutida a «pole», mas a entrada no segundo 16 era coisa que nem estava prevista e agora é altamente realista, assim se vê os progressos da Ferrari. E esta é a pista em que têm mesmo de desferir um golpe na Mercedes para manterem o Mundial ainda mais vivo!

As coisas podem mudar radicalmente de sexta para sábado e não foi só o avanço dos Ferrari, mas também algumas dificuldades dos Red Bull. Verstappen não consegue ainda ter o carro como quer, Ricciardo ficou parado na pista e perdeu uma parte da sessão devido a problemas electrónicos. Mas também os Mercedes não dão mostras de seguir os Ferrari e Hamilton parece uns furos abaixo de Bottas que ficou… a nove décimos de Vettel numa pista curta!

Outra das surpresas desta sessão é que completa o «top tem», além dos dois Renault (Palmer teve, enfim, um treino sem incidentes), são… os dois McLaren! Vandoorne foi mesmo mais rápido que o aniversariante (36 anos) Alonso e ficou a apenas dois décimos de Hamilton… O que também nos pode levar a desconfiar do tempo do Mercedes… Má noticia na Renault é a penalização de cinco lugares para Hulkenberg, por ter trocado a caixa de velocidades.

Uma das histórias do dia é a substituição de Felipe Massa por Paul di Resta, piloto de reserva da Williams para a qualificação e corrida, por problemas de saúde do brasileiro. Ontem, no final dos treinos, Massa sentiu tonturas e má disposição, foi ao centro médico do circuito e depois ao hospital, mas foi dado como apto. Hoje de manhã fez alguns testes já na pista, com os médicos da FIA, enquanto Di Resta cumpria todos os testes exigidos para poder guiar, nomeadamente cumprir os 5 s mínimos de extracção do «cockpit».

Massa ainda começou o terceiro treino livre mas parou ao fim de 12 voltas, de novo com tonturas e a sentir-se mal. A decisão de piloto e equipa foi de não forçar mais e os mecânicos começaram logo a mudar os pedais do seu FW40, adaptando-o do piloto mais baixo para um dos mais altos! Desde o Brasil-2013 (na Force India) que Di Resta não compete, mas vai fazer o seu 59.º Grande Prémio com um… salto no escuro: vai directamente para a qualificação num carro que nunca guiou, a não ser no simulador! Tempos desta sessão:

gp3

Às 13 horas de Portugal Continental e Madeira arranca a qualificação para discutir uma «pole» que é crucial numa pista onde as ultrapassagens são tão difíceis. E Vettel parte como o grande favorito!

Partilhar Notícia.