F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. da Hungria – Hamilton bateu Rosberg e passou-o no comando do Mundial!

À terceira é de vez! Desde que as novas regras, com as motorizações híbridas, tinham entrado em vigor, em 2014, nunca a Mercedes tinha ganho na Hungria. No terceiro ano conseguiu-o, finalmente, logo com uma dupla (terceira do ano) e terceira vitória seguida de Lewis Hamilton (48.ª da carreira) que assume o comendo do Mundial, com seis pontos de avanço sobre Nico Rosberg.

É a primeira vez que Hamilton lidera, este ano, o campeonato do Mundo e, no final de uma corrida muito disputada, não se esqueceu dos agradecimentos obrigatórios a quem teve de lhe reconstruir o carro, depois do acidente sofrido no segundo treino livre de sexta-feira. «Como sempre, obrigado pelo enorme trabalho que fizeram este fim-de-semana, este é mais um grande resultado para a equipa!», disse assim que cortou a meta.

A vitória começou Hamilton a construí-la no arranque em que se «vingou» de quaisquer dúvidas com que poderia ter ficado da legalidade da «pole» de Rosberg e, apesar de sair do lado sujo da pista, saiu como um tiro para o comando da corrida. O alemão largou mal e o único piloto que ameaçou a liderança foi mesmo Daniel Ricciardo (Red Bull) que ainda comandou… alguns metros, mas seria passado por Rosberg na curva 2.

A partir daí os dois Mercedes fugiriam a todos os outros, com Hamilton e Rosberg a travarem um interessante duelo à distância, tipo… elástico: o alemão a ganhar tempo, o britânico a responder e a fugir. Atrás, os dois Red Bull seguiam em formação ordenada, mas com Ricciardo com vantagem clara sobre Verstappen que mantinha o Ferrari de Vettel à distância.

O alemão jogou numa paragem prematura nas «boxes» e, com isso, conseguiu ganhar a posição a Verstappen e chegou até a ameaçar Ricciardo! Boa manobra da Ferrari, numa corrida em que a Scuderia esteve bem do ponto de vista estratégico, como se viu com a magnífica prova de Raikkonen que largara de 14.º com pneus diferentes (macios) de todos os outros.

O último terço de corrida foi verdadeiramente emotivo, com três fortes duelos: Rosberg a pressionar Hamilton até final; Vettel a tentar roubar o pódio a Ricciardo; e Verstappen a defender-se de Raikkonen. Mas o Hungaroring acabou por ser o vencedor, levando a melhor com a sua fama de pista em que as ultrapassagens são particularmente difíceis, não havendo alteração de posições.

Atrás das três equipas grandes, duas belas corridas dos pilotos espanhóis, com Fernando Alonso a voltar a pontuar para a McLaren, no 7.º lugar. Alonso passou Carlos Sainz logo no arranque e ficou o resto da corrida a rodar muito isolado, não dando hipóteses ao piloto da Toro Rosso de recuperar a sua posição.

Mais uma prova discreta da Williams, com Bottas a somar dois pontos, mas Massa a não melhorar o 18.º lugar de que largou. E Nico Hulkenberg fechou o «top ten» numa prova que nunca sorri à Force India, sendo apenas a segunda vez que a equipa pontua na Hungria, depois do 7.º lugar de Paul di Resta em 2011! Classificação da corrida:

Pos Piloto Equipa Tempo/Dif
1.º Lewis Hamilton Mercedes 1.40.30,115 h
2.º Nico Rosberg Mercedes a 1,977 s
3.º Daniel Ricciardo Red Bull a 27,539 s
4.º Sebastian Vettel Ferrari a 28,213 s
5.º Max Verstappen Red Bull a 48,659 s
6.º Kimi Raikkonen Ferrari a 49,044 s
7.º Fernando Alonso McLaren a 1 volta
8.º Carlos Sainz Toro Rosso a 1 volta
9.º Valtteri Bottas Williams a 1 volta
10.º Nico Hulkenberg Force India a 1 volta
11.º Sergio Perez Force India a 1 volta
12.º Jolyon Palmer Renault a 1 volta
13.º Esteban Gutierrez Haas a 1 volta
14.º Romain Grosjean Haas a 1 volta
15.º Kevin Magnussen Renault a 1 volta
16.º Daniil Kvyat Toro Rosso a 1 volta
17.º Felipe Nasr Sauber a 1 volta
18.º Felipe Massa Williams a 2 voltas
19.º Pascal Wehrlein Manor a 2 voltas
20.º Marcus Ericsson Sauber a 2 voltas
21.º Rio Haryanto Manor a 2 voltas
Jenson Button McLaren Travões/Sist. hidráulico

O Mundial de Fórmula 1 volta já no próximo fim-de-semana, com o regresso à Alemanha e a corrida no Hockenheimring. Será a oportunidade de Nico Rosberg, jogando em casa, recuperar a liderança do Mundial?

Partilhar Notícia.