F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. da Rússia – Raikkonen comanda o ataque dos supostos «números 2» finlandeses!

Daria uns títulos fantásticos e uns textos épicos… se não estivéssemos apenas na primeira sessão de treinos livres para o G.P. da Rússia! Os finlandeses da Ferrari e da Mercedes, encarados como segundas figuras das suas equipas, face às candidaturas já assumidas de Vettel e Hamilton na luta pelo Mundial, ter-se-iam «rebelado» apoderando-se do topo da tabela de tempos! Era uma boa história… mas não passa de uma coincidência típica de um treino que não conta para grande coisa.

A não ser para mostrar que Ferrari e Mercedes voltam a estar lá em cima e que prometem mais uma luta emotiva para este fim-de-semana. A Raikkonen pedia-se que elevasse o nível do seu «jogo» e o finlandês parece estar a fazê-lo, se bem que não se tenha conseguido comparar directamente com Vettel, por culpa exclusiva do alemão que estragou a sua melhor volta com um pião… A aparente boa forma dos Ferrari tem, contudo, por trás uma notícia menos positiva: para a prova russa os carros da Scuderia já montaram o terceiro turbo da época o que, atendendo a que estão limitados a quatro por ano, promete penalizações lá mais para a frente…

Já Bottas, que muitos, de forma perfeitamente extemporânea, já «nomearam» piloto n.º 2 da Mercedes por ter deixado passar Hamilton no Bahrain – esquecendo que o finlandês se debatia com um carro difícil de controlar… –, tratou de mostrar que está ali para afazer jogo igual com o britânico. Pode não valer de nada, mas sempre foi um grito de presença dos dois finlandeses.

A nível de tempos, refira-se que os sete primeiros já andaram abaixo do melhor que se fez no primeiro dia de treinos de 2016 (1.37,58) e que Raikkonen ficou já está a seis décimos da «pole» de Rosberg (1.35,417)! Portanto, em Sochi os tempos de 2016 deverão cair bastante, pois espera-se uma evolução significativa da aderência da pista, mesmo se os técnicos da Pirelli esperam que esse fenómeno seja mais lento que noutros anos e por dois motivos: por não haver, este ano, corridas de GP2 e GP3; e por, este Inverno, ter havido menos neve na região e isso ter alguma influência no asfalto... Eles é que são técnicos…

Sob uma temperatura agradável com um asfalto muito liso e a 37 ºC, foi uma sessão com poucos incidentes, apenas obrigando a um curto período de bandeira vermelha para retirar de pista alguns pedaços de carroçaria deixados pelo Force India de Esteban Ocon. Desilusão para os (poucos) fãs que já foram ao circuito hoje foi o treino que Sergey Sirotkyin… não fez no Renault de Hulkenberg, apenas completando duas voltas antes do motor parar. Ainda fez algumas tentativas de o reiniciar, com instruções do seu engenheiro, mas nada a fazer, frustração máxima para o piloto russo!

A pista russa está entre as mais exigentes em termos de potência dos grupos propulsores, pelo que é sem surpresa que se vêem as boas posições dos Force India e dos Williams – Stroll com um tempo semelhante ao de Massa que muito lutou com o FW40… – e os lugares mais discretos dos McLaren. Que, no entanto, lá fizeram um treino quase sem problemas, apesar de uma queixa pontual de Vandoorne de quebra de potência. Tempos da primeira sessão de treinos:

rus1

A partir das 13 horas de Portugal Continental e Madeira arrancará a segunda sessão de treinos livres, com mais hora e meia de duração. E, aí, veremos certamente os tempos a levarem uma boa «machadada» porque deverão entrar em cena os pneus ultramacios que não foram usados da parte da manhã. E que nem estiveram presentes na prova do ano passado. É, pois, natural que a «pole» de 2016 seja já batida hoje à tarde!

Partilhar Notícia.