F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. da Rússia – Rosberg soma e segue, quarta vitória em quatro corridas!

Os adversários ajudam e Nico Rosberg, com uma incrível competência e eficácia, soma e segue, somando a quarta vitória nas quatro corridas disputadas este ano! No G.P. da Rússia aumentou o seu pecúlio para cem pontos e aumentou a vantagem para Lewis Hamilton para 43 pontos, numa prova em que a Mercedes voltou às duplas e ao domínio total da Fórmula 1.

Se o alemão já tinha a vida facilitada pelos problemas que tinham surgido nos treinos com Hamilton e Vettel, o arranque fez o resto, com a eliminação do piloto da Ferrari, atingido por duas vezes por um Daniil Kvyat tão focado em brilhar em casa que se esqueceu das regras mais básicas… de travar para a primeira curva! Desta vez sim, Vettel tem mais que razões de queixa de Kvyat que foi penalizado com um «stop and go» mas poderá sofrer ainda mais alguma sanção…

«Não podia fazer nada… Fui atingido uma vez na curva 2, consegui aguentar o carro, mas depois no segundo embate na traseira, na curva 3, já não o pude segurar e fui contra as barreiras», contou Vettel. «Se tenho alguma coisa contra Kvyat? Não, apenas que já cometeu um erro há quinze dias e hoje de novo…», referiu o alemão que, a quente, voltou a atirar as culpas do acidente da China para cima do russo!

Após a enorme confusão da terceira curva tudo ficou ainda mais fácil para Rosberg. Os Red Bull ficaram com a prova estragada, tendo de ir à box e Hamilton aproveitou para chegar logo à quinta posição, passando rapidamente Massa, Raikkonen e Bottas até assumir o 2.º posto. Mas, quando o conseguiu, já Rosberg ia muito longe e tinha a corrida mais que controlada!

O alemão não pôs uma roda «em ramo verde» e controlou a corrida na perfeição, alcançando a sétima vitória consecutiva, feito só conseguido por Alberto Ascari, Michael Schumacher e Sebastian Vettel (que chegou às nove), juntando ainda a volta mais rápida, na penúltima volta, à vitória e à «pole». «Foi um fim-de-semana fantástico em que tudo correu de facto pelo melhor. A volta mais rápida no final foi mesmo só para manter a concentração, é algo que é importante».

Hamilton conseguiu limitar os danos, com um 2.º posto em que perdeu apenas sete pontos, mas não estava particularmente falador no final: «Não foi o início mais fácil, a primeira curva foi muito confusa. Mas acabo por ficar contente com o resultado para a equipa. E as ultrapassagens até foram relativamente fáceis mas, no final, tive de levantar o pé para poupar o motor que voltou a dar problemas», disse, referindo-se a uma quebra da pressão de água.

Kimi Raikkonen «despachou» o Williams de Valtteri Bottas e levou o Ferrari até ao 700.º pódio da Scuderia: «Não é exactamente o que queremos, queremos ganhar corridas. A partida foi bastante boa, mas não éramos suficientemente rápidos para resistir ao Mercedes».

Com o abandono de Vettel, os atrasos dos Red Bull e dos Force India e a paragem de Verstappen (motor), abriram-se lugares a outros «fregueses» nos pontos, com destaque para Alonso a fazer uma enorme corrida e a dar um fantástico sexto lugar à McLaren que pontuou… com os dois carros, já que Button terminou em 10.º.

Mas também a Renault tem motivos para festejar com os primeiros pontos no seu regresso à Fórmula 1 como equipa oficial, com magnífico 7.º posto de Magnussen que até ficou à frente de Grosjean, a recolocar a Haas a pontuar. Classificação:

PosPilotoEquipaTempo/Dif.Boxes
01 Nico Rosberg Mercedes 1.32.41,997 h 1
02 Lewis Hamilton Mercedes a 25,022 s 1
03 Kimi Raikkonen Ferrari a 31,998 s 1
04 Valtteri Bottas Williams a 50,217 s 1
05 Felipe Massa Williams a 1.14,427 m 2
06 Fernando Alonso McLaren a 1 volta 1
07 Kevin Magnussen Renault a 1 volta 1
08 Romain Grosjean Haas a 1 volta 1
09 Sergio Perez Force India a 1 volta 2
10 Jenson Button McLaren a 1 volta 1
11 Daniel Ricciardo Red Bull a 1 volta 2
12 Carlos Sainz Toro Rosso a 1 volta 1
13 Jolyon Palmer Renault a 1 volta 1
14 Marcus Ericsson Sauber a 1 volta 2
15 Daniil Kvyat Red Bull a 1 volta 2
16 Felipe Nasr Sauber a 1 volta 1
17 Esteban Gutierrez Haas a 1 volta 2
18 Pascal Wehrlein Manor a 2 voltas 2
Max Verstappen Toro Rosso Motor 1
Sebastian Vettel Ferrari Acidente 0
Nico Hulkenberg Force India Acidente 0
Rio Haryanto Manor Acidente 0

O Mundial de Fórmula 1 estará de volta dentro de duas semanas, reentrando na «normal» temporada europeia, com o G.P. de Espanha, em Barcelona. A pista que as equipas melhor conhecem e onde mais quilómetros fizeram com estes carros…

Partilhar Notícia.