F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. de Espanha – Ferrari volta a jogo com Mercedes, mas ambos têm problemas…

Pode ter tido apenas uma hora, mas foi bem agitada a terceira sessão de treinos livres para o G.P. de Espanha que terminou com um panorama totalmente inverso ao de ontem: os dois Ferrari na frente dos Mercedes, com Raikkonen a ser o mais rápido. A novidade é que ambas as equipas foram atingidas por problemas de motor nos carros de Bottas, que pouco andou, e de Vettel que terminou a sessão cinco minutos mais cedo… Mas a «guerra» para a qualificação está aberta!

Na verdade, esta terceira sessão de treinos livres foi recheada de novidades… antes mesmo de começar! A FIA decidiu prolongar a zona de utilização do DRS na recta da meta para tentar tornar possíveis as ultrapassagens, contrariando o que decidira que era não mexer nas zonas de DRS…

Já a Pirelli decidiu baixar as pressões mínimas dos pneus traseiros de 20 para 18,5 psi, depois de perceber que, afinal, as cargas aerodinâmicas dos carros não tinham aumentado tanto quanto temiam. Nos testes a pressão foi de 18 psi mas, para a corrida, sido elevada para 20 psi por a Pirelli achar que a evolução dos carros aumentara a carga aerodinâmica. Depois de analisados os dados, a marca italiana resolveu baixar a pressão para 18,5 psi. «Foi uma redução bastante grande e tem um grande impacto nas nossas afinações», explicou Paddy Lowe, da Williams. «Ontem sofríamos sobreaquecimento dos pneus traseiros por as pressões serem muito altas, agora com estas pressões poderemos melhorar esse lado e alterar um pouco as nossas afinações. É uma alteração que ajuda toda a gente»

A grande história foram, de facto, os problemas na Mercedes, com o motor de Valtteri Bottas que apenas fez os últimos oito minutos da sessão. Este fim-de-semana a equipa montou novos motores em ambos os carros e, ontem, no fim do dia, foi detectado um problema eléctrico no do finlandês que obrigou a equipa a trabalhar até tarde, quebrando pela primeira vez o chamado «recolher obrigatório» (as equipas podem fazê-lo duas vezes por ano). Hoje, contudo, revelou uma fuga de água, obrigando a Mercedes a retirar o motor novo e a montar o usado na Rússia e já com quatro Grandes Prémios feitos…

Bottas fica, assim, numa posição extremamente delicada para esta corrida, pois hoje praticamente não rodou, mal experimentando o carro com as pressões de pneus mais baixas e irá para a qualificação com um motor já desgastado e que, provavelmente, não poderá ser tão «puxado» como o de Hamilton. Além de que na corrida estará sempre com a «faca na gargante», sem saber se o seu motor irá aguentar toda a prova, depois de já ter andado nos limites da temperatura na fase final da corrida de Sochi… Mesmo que Niki Lauda negasse quaisquer limitações: «O novo motor não acrescenta nada em ‘performance’ e o Valtteri vai poder forçar tanto como o Lewis!».

Na pista, o que se viu foi uma gigantesca evolução dos Ferrari que baixaram quase um segundo os tempos obtidos ontem, surpreendendo a Mercedes que, no carro de Hamilton, apenas evoluiu pouco mais de dois décimos… Neste momento, a barreira do segundo 19 começa a parecer possível na qualificação, desde que não apareçam as rajadas de vento que ontem complicaram a vida aos pilotos no treino da tarde. Mas os homens da frente continuam todos muito próximos, pelo que a luta pela «pole» se anuncia emocionante!

O final da sessão assistiu a mais uma surpresa, quando Vettel parou o seu Ferrari no final das «boxes». A Scuderia emitiu, depois, uma informação a dizer que não havia propriamente um problema de motor mas que estavam a mudar algumas peças (sem especificar), só por uma questão de cautela…

Nota final para um «novo amanhecer» para Fernando Alonso que não só teve uma sessão aparentemente livre de problemas no McLaren/Honda, como colocou o seu carro na 10.ª posição! Quando tudo funciona na perfeição, o carro não é tão mau como o «pintam». O problema é que isso raramente sucede… Tempos da terceira sessão de treinos:

esp3

A qualificação será mais uma luta emocionante entre Ferrari e Mercedes pela «pole position», mas haverá muitos outros duelos para seguir, nomeadamente quem conseguirá acompanhar aquelas duas equipas e a Red Bull no Q3. Para seguir a partir das 13 horas de Portugal Continental e Madeira.

Partilhar Notícia.