F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. de França deve regressar ao Mundial de Fórmula 1… amanhã!

Após oito temporadas de ausência, o G.P. de França de Fórmula 1 deverá regressar… amanhã! É, pelo menos, o que se aguarda de uma conferência convocada pelo Automobile Club de France para as suas instalações – na porta ao lado das da FIA, em Paris – em que estarão presentes alguns dos mais altos dignitários da região do Var e do turismo da Côte d’Azur.

O tema da conferência é «O futuro da F1 em França» e espera-se um anúncio de que o circuito de Paul Ricard, a noroeste de Toulon, será o palco do regresso do Grande Prémio de França, no Mundial de 2018. De acordo com as primeiras informações que circulam, já haverá um contrato por cinco anos e a prova deverá situar-se, no calendário, em finais de Agosto ou início de Setembro. Ou seja, na altura em que tradicionalmente «encaixam» as corridas da Bélgica e de Itália…

Contudo, Bernie Ecclestone, ao confirmar as notícias do regresso da França ao Mundial de F1, apontou para outras datas: «Sim, acho que vai acontecer, mais ou menos nas datas que seriam do G.P. da Alemanha». Ou seja, no final de Julho. Mas o que poderá suceder é a passagem da Bélgica para essa data do final de Julho e França ficar no fim de Agosto, no regresso da F1 das férias.

Embora o circuito de Paul Ricard pertença indirectamente a Bernie Ecclestone – na verdade é propriedade da «holding» Bambino que está em nome da sua ex-mulher, Slavica… –, não será «Mr. E» a organizar a prova. «Eles [a Bambino] não terão nada a ver com a corrida. Penso que alugarão o circuito às pessoas que serão os promotores da prova». Não deixa de ser sintomático que Ecclestone não queira ser promotor de um Grande Prémio…

O último G.P. de França realizou-se em 2008, mas no circuito de Nevers-Magny Cours, sendo preciso recuar a 1990 para a derradeira das 14 provas em Le Castellet, o outro nome do circuito de Paul Ricard. Que, no ano anterior, tinha assistido a um terrível acidente à partida, quando o March do brasileiro Mauricio Gugelmin sobrevoou uma parte do pelotão… de rodas para o ar!

Este ano, a pista de Paul Ricard recebeu testes de pneus de chuva da Pirelli em Janeiro e, no Verão, a Mercedes rodou ali com o seu carro «híbrido» de 2015 de aerodinâmica revista para desenvolver os pneus mais largos para 2017. A partir de 2018, o Mundial de F1 voltará a rumar ao sul de França para ter o seu Grande Prémio!

Partilhar Notícia.