F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. de Itália – Rosberg veio fortíssimo de férias e continuou domínio em Monza

Nico Rosberg devolveu com brilhantismo a «lição» que Lewis Hamilton lhe tinha dado na qualificação e aproveitou a sua péssima partida para obter uma grande vitória no G.P. de Itália. E assim se colocou a apenas dois pontos do comando do Mundial, deixando a luta pelo título ao rubro! É sempre a Mercedes… mas quem disse que não há emoção na Fórmula 1?!

A prova ficou definida, essencialmente, quando se apagaram os semáforos e Hamilton, que até reagiu bem, deixou patinar demasiado as rodas e foi positivamente «engolido» pelos carros que estavam atrás de si, caindo para sexto. «Não sei o que aconteceu, fiz o procedimento normal, a sequência de sempre, mas tive um enorme patinar de rodas e só vi o Nico a fugir. Percebi logo que a vitória já não seria possível».

Do mal o menos, percebeu rapidamente o mal que fez e teve a frieza necessária de não tentar nenhuma manobra desesperada, sabendo que tinha carro para recuperar. Problema: recuperar todos os lugares… menos o primeiro. Porque Rosberg já lá ia, a fugir a toda a gente, para uma corrida isolada e controlada na perfeição: «Tudo se resolveu na partida», resumiu o alemão. «Arranquei bem e, a partir daí, tive apenas de controlar».

Fê-lo muito bem, sem cometer qualquer erro – Hamilton ainda teve uma ligeira saída – e só não liderou a volta em que fez a única troca de pneus. Outro ponto em que a Mercedes esmagou a concorrência, não só na velocidade do seu carro mas também na estratégia, sendo a única, da frente, a parar uma única vez! Quanto a Rosberg, voltou de férias com outra força, tendo liderado 96 das últimas 97 voltas! «Este é um dia muito especial para mim porque ganhar aqui é inacreditável!», dizia, após a sua primeira vitória em Monza. «Sinto-me tão bem, estou de volta à luta pelo título!».

Por muito que tenham tentado, os Ferrari não tiveram a mínima hipótese de acompanhar os Mercedes. «Tentamos e trabalhamos muito, mas temos de os felicitar pelo trabalho que fazem», reconheceu Vettel, encantado com mais um banho de multidão no soberbo pódio de Monza. «Mas vamos lá chegar, temos de continuar a acreditar e a trabalhar», prometeu, antes de gritar aos milhares de «tifosi»: «Este é o melhor pódio do Mundo, temos os melhores adeptos do Mundo, ‘grazie’!».

A boa prova dos Ferrari valeu à Scuderia recuperar o segundo lugar no Mundial de Construtores, depois de a Red Bull ter tido uma prova mais discreta, como aliás tinha antecipado. Valeu pela magnifica ultrapassagem de Ricciardo a Bottas (Williams), enquanto Verstappen ainda recuperou até 7.º, depois de uma péssima partida… Classificação:

PosPilotoEquipaTempo/Dif.Box
01 Nico Rosberg Mercedes 1.17.28,089 h 1
02 Lewis Hamilton Mercedes a 15,070 s 1
03 Sebastian Vettel Ferrari a 20,990 s 2
04 Kimi Raikkonen Ferrari a 27,561 s 2
05 Daniel Ricciardo Red Bull a 45,295 s 2
06 Valtteri Bottas Williams a 51,015 s 2
07 Max Verstappen Red Bull a 54,326 s 2
08 Sergio Perez Force India a 1.04,954 m 2
09 Felipe Massa Williams a 1.05,617 m 2
10 Nico Hulkenberg Force India a 1.18,656 m 2
11 Romain Grosjean Haas a 1 volta 1
12 Jenson Button McLaren a 1 volta 2
13 Esteban Gutierrez Haas a 1 volta 2
14 Fernando Alonso McLaren a 1 volta 3
15 Carlos Sainz Toro Rosso a 1 volta 2
16 Marcus Ericsson Sauber a 1 volta 1
17 Kevin Magnussen Renault a 1 volta 2
18 Esteban Ocon Manor a 1 voltas 1
Daniil Kvyat Toro Rosso Prob. mecânicos 3
Pascal Wehrlein Manor Motor 1
Jolyon Palmer Renault Danos de colisão 2
Felipe Nasr Sauber Danos de colisão 4

O Mundial de Fórmula 1 prossegue dentro de duas semanas, com o G.P. de Singapura. Prova espectacular, num circuito citadino e disputada à noite – no horário normal na Europa –, numa pista onde se espera que os Red Bull possam reaparecer para dar luta aos Mercedes. Cujos pilotos voltarão a travar tremendo duelo pela liderança do Mundial de Pilotos!

Partilhar Notícia.