F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do Azerbaijão – Os Red Bull parecem adorar a pista de Baku!

Max Verstappen terminou o dia como o começara… pelo menos em termos de resultados, ao liderar a tabela de tempos da segunda sessão de treinos livres do G.P. do Azerbaijão. Contudo, nem tudo foram rosas para o holandês que acabou o treino contra a barreira de protecções e com danos bem visíveis na traseira do Red Bull, devido ao ângulo em que bateu, já que a velocidade nem foi elevada… Foi, aliás, estranha a forma como Verstappen perdeu o controlo do carro, como se algo se tivesse partido na zona posterior.

«Foi muito estranho… Percebi que tinha blocado as rodas, não iria fazer a curva e tentei jogar pelo seguro, seguindo pela escapatória. Mas, de repente, perdi o controlo da traseira e o carro foi a escorregar às quatro rodas contra a barreira», explicou Verstappen que ainda não quer garantir se esta vantagem da Red Bull é mesmo real. «Veremos amanhã».

Foi, de facto, algo inesperada esta actuação dos Red Bull (Ricciardo conseguiu o 3.º tempo, a 0,111 s) que chegavam a Baku afirmando-se com expectativas baixas pelo menor poderio do motor Renault, perante as três zonas em que se roda acima dos 300 km/h, em especial o último sector, com mais de dois quilómetros a fundo… Mas o RB13 parece bastante equilibrado e os pilotos muito satisfeitos com o seu comportamento, tanto em voltas rápidas como na forma consistente como vai desgastando os pneus. E para as estatísticas fica o facto de a Red Bull ter sido a mais rápida em ambos os treinos de sexta-feira, o que já não sucedia… desde a Índia-2013!

Valtteri Bottas pode ter conseguido o 2.º tempo (a 0,1 s de Verstappen e com menos 0,011 s que Ricciardo), mas a Mercedes não parece estar muito à vontade. Os seus pilotos até deram a sessão por concluída alguns minutos antes do final. Se para o finlandês isso poderia ser sinal de trabalho basicamente feito, do lado de Lewis Hamilton não se percebe bem a que conclusão se deverá chegar, quando se vê o britânico tão abaixo na tabela de tempos...

Será que a equipa alemã volta a debater-se com uma daquelas situações em que um piloto consegue acertar com a «janela de operação» do carro e o outro não? Ou, recordando o ano passado, será Baku a pista «não» de Hamilton?... O tricampeão protagonizou um dos momentos quentes da sessão quando o seu Mercedes e o Ferrari de Kimi Raikkonen quase colidiram, o que seria uma visão bizarra num treino livre!

Os Ferrari podem não ter ficado no topo da tabela dos tempos mas parece óbvio que «estão lá» e com toda a competitividade para amanhã lutarem pela «pole». Raikkonen bateu Vettel e o alemão deixou algumas dúvidas quanto à sua condição física ao aparecer em Baku com uma ligadura a envolver a perna direita…

Destaque para Lance Stroll que, na sua estreia absoluta na pista do Azerbaijão (nem simulador fez), foi o «melhor dos outros», ficando até quatro décimos à frente de Hamilton! O jovem canadiano bateu os dois Force India, divididos pelo Toro Rosso de Daniil Kvyat, de novo a mostrar-se mais rápido que Carlos Sainz que parece estar a atravessar um período menos positivo da temporada…

As tentativas de qualificação acabaram cedo, quando a sessão teve de ser interrompida devido ao despiste de Jolyon Palmer (Renault) na entrada da zona mais estreita da pista, o início da subida para o castelo. O britânico começa a sentir a pressão que a Renault vai exercendo para aumentar o nível das suas «performances»… Mais tarde, Alonso seria de novo abandonado por mais um motor Honda, para mais a suposta evolução do propulsor nipónico que, pelos vistos, continua a dar problemas! Tempos da segunda sessão de treinos:

Azer2

Amanhã o dia começa pelas 11 horas de Portugal Continental e Madeira, com uma hora da terceira sessão de treinos livres, seguindo-se a qualificação, a partir das 14 horas.

Partilhar Notícia.