F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do Azerbaijão – Red Bull começam na frente, Perez bateu forte

Foi com alguma surpresa que os dois Red Bull terminaram a primeira sessão de treinos livres para o G.P. do Azerbaijão nas primeiras posições, com Max Verstappen quase meio segundo à frente de Daniel Ricciardo. Não que o RB13 não esteja a evoluir em termos de competitividade mas espera-se que encontre algumas dificuldades no traçado citadino de Baku onde os mais de dois quilómetros a fundo que terminam na meta penalizam os carros com motores menos potentes. O mesmo é dizer que favorecem, em teoria, os Mercedes e Ferrari.

Estamos, contudo, numa fase muito prematura do fim-de-semana, com uma pista ainda muito suja e com pouca borracha no asfalto que será fundamental para a evolução dos tempos que hão-de baixar ainda bastante. Porque, apesar desses dois quilómetros a fundo, em que os carros deste ano são mais lentos que os do ano passado, por terem menos velocidade de ponta, o tempo de Verstappen já foi cerca de um segundo mais rápido que o do primeiro treino livre da primeira visita a Baku. O que também é natural por, agora, tanto equipas como pilotos já conhecerem a pista.

Uma sessão agitada, com uma bandeira vermelha causada por forte batida de Sergio Perez na entrada da parte velha da cidade, logo na zona mais estreita da pista. O Force India tocou no «rail» do interior da curva e os danos acabaram por ser avultados… O mexicano estará a pensar no que se passou há um ano, quando estragou fortemente o seu monolugar no treino livre de sábado e acabou o fim-de-semana… no pódio!

Também o seu colega de equipa, Esteban Ocon, teve uma saída no final da recta da meta, mas sem estragos. O mesmo sucedeu com Sebastian Vettel, com duas saídas noutros pontos da pista, embora o alemão tenha feito o terceiro tempo e ainda tenha trunfos na manga, pois não chegou a montar os pneus supermacios. O jornal italiano «Gazzetta dello Sport» revelou que a Ferrari estreia em Baku uma nova evolução do seu motor, a pensar na longa zona a fundo, mas a Scuderia não o confirmou.

Mais lentos, ou a trabalhar de outra forma, parecem estar os Mercedes, com Hamilton e Bottas a mais de um segundo de Verstappen. O britânico nem melhorou a marca estabelecida com pneus macios depois de «calçar» os supermacios, mas é possível que andasse só a estudar afinações e o desgaste dos pneus, pois a pista não estava ainda em condições para perseguir tempos…

Dos estreantes em Baku, Ocon foi o melhor com o 7.º tempo e Stroll esteve em 10.º mesmo té ao último minuto, quando foi passado por Kvyat. Ficar a sete décimos de Massa é, para já, um bom resultado para o cnadiano que nem no simulador conheceu a pista do Azerbaijão… Temos da primeira sessão de treinos:

Azer1

A segunda sessão de treinos livres inicia-se às 14 horas de Portugal Continental e Madeira, à mesma hora a que começarão qualificação e corrida. Já com a pista com mais aderência, poderemos ver os tempos a baixar e a começar a ter uma ideia mais concreta do real equilíbrio de forças.

Partilhar Notícia.