F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do Bahrain – Domínio Mercedes e… Bottas estragou sonho de Hamilton!

Afinal os Mercedes mostraram estar, no Bahrain, um passo à frente dos Ferrari (pelo menos em qualificação) e a luta pela «pole» foi apenas entre os dois. O que talvez ninguém esperasse é que, na sua terceira corrida pela equipa tricampeã do Mundo, Valtteri Bottas se impusesse a Lewis Hamilton para conquistar a sua primeira «pole position»! E, ao mesmo tempo, estragar o sonho de Hamilton que assumira que, com seis «poles» seguidas, queria atingir o recorde do ídolo Ayrton Senna de oito consecutivas…

Mas esta «pole» mostra-nos outra coisa sobre Bottas e que é importante na análise da sua capacidade para ser um futuro campeão do Mundo: provou o seu poder mental, respondendo de forma magnificente apenas seis dias depois de ter descido «aos infernos», ao fazer um pião atrás do «safety car»! Saiu de Xangai num «frangalho», chegou ao Bahrain e faz a sua primeira «pole» – Bottas é um tipo discreto, não é de frases que façam grandes chamadas de jornais, mas tem a solidez e a força de vontade de campeão! E, pelos vistos, tem um capital de simpatia que lhe valeu uma autêntica festa na «box»… da Williams!

A sessão de qualificação iniciou-se com condições até menos quentes que o segundo treino de ontem, com o ar a 30 ºC e o asfalto a 32 ºC, o cenário ideal para um grande duelo lá na frente! E a primeira parte do treino deu essa ideia, até com Verstappen lá no meio, embora os Mercedes e Ferrari tivessem usado pneus macios. As grandes desilusões foram as eliminações, mesmo no final, do Toro Rosso de Carlos Sainz – quando estava numa volta muito rápida ficou parado por causa do motor ou… falta de gasolina – e do Force India de Sergio Perez que não pôde terminar a volta por causa das bandeiras amarelas provocadas por Sainz. De fora ficaram ainda Vandoorne (McLaren), Ericsson (Sauber) e Magnussen (Haas) que foi, com alguma surpresa, o mais lento em pista. Destaque pela positiva para Wehrlein que, no seu regresso, colocou um Sauber no Q2!

No Q2 as coisas começaram a aquecer e… as forças a separar-se! Na primeira tentativa, Hamilton, Bottas e Vettel ficaram separados por seis centésimos, com Raikkonen a três décimos, mas os Red Bull já bastante mais longe… e até batidos por um «foguete amarelo» pilotado por Hulkenberg, com o mesmo motor! Confirmava-se que a «pole» deveria ser assunto para as duas equipas e, finalmente, antevia-se a possibilidade de o recorde da pista do Bahrain ser batido.

Alonso (McLaren) nem chegou a ir para a pista ficando com o 14.º lugar da pista por se ter partido o motor no Q1… Ocon (Force India) e Wehrlein (Sauber) nunca mostraram andamento para tentar um lugar no Q3, enquanto Stroll (Williams) e Kvyat (Toro Rosso) chegaram a estar «qualificados», mas foram despromovidos pelas magníficas voltas de última hora dos dois Renault e de Grosjean que, de um momento para o outro, passou a estar encantado com o comportamento do Haas…

Chegava-se ao momento crucial da qualificação e, com o primeiro jogo de pneus, Ferrari e Red Bull compreenderam uma transmissão rádio interceptada na véspera, em que a Mercedes se mostrava satisfeita com o trabalho e dizia ter mais meio segundo «na bagagem»… Bottas primeiro, logo seguido por Hamilton «explodiram» com o recorde da pista, batendo o tempo da «pole» do ano passado por sete décimos. Pior ainda, deram cabo psicologicamente de Vettel e da Ferrari! «No Q2 achei que iria ser uma luta equilibrada e no Q3 fiquei contente com a minha volta mas, quando vi os tempos deles, fui-me um bocado abaixo…», reconheceu o alemão. «Quatro décimos era demais porque eu sabia como tinha feito a minha volta… Na segunda ainda tentei mas acabei a forçar demasiado…».

O assunto era entre os «Flechas de Prata» e Bottas voltou a bater o tempo de Hamilton por apenas 23 milésimos… só que o tricampeão do Mundo cometeu alguns erros no segundo sector e não melhorou a sua marca! «Na primeira tentativa os tempos foram tão próximos que percebi que ele estava a fazer um óptimo trabalho. Na segunda, errei no segundo sector que é onde costumo ser mais forte… Mas não posso ficar chateado, estou contente pelo Valtteri que tem trabalhado tanto e tão bem pela equipa. É bom ver coisas boas acontecerem a pessoas boas!», resumiu Hamilton. Continuaremos a ver esta «lua-de-mel» se o finlandês continuar a «pisar-lhe os calos?...

Bottas, por seu turno, estava o mais feliz… que consegue mostrar, tendo conseguido a primeira «pole» de um finlandês desde 2008: «Fizemos um grande trabalho este fim-de-semana, ao focar-nos nas condições nocturnas e mais frescas. Não é fácil conseguir fazer tudo bem ao mesmo tempo, ter o carro equilibrado e fazer a volta sem erros, mas foi bom o suficiente…». Quanto à corrida e à possibilidade de obter também a sua primeira vitória: «O principal é pensar que o mais importante é amanhã, não vale a pena começar já a sonhar! Tenho de fazer uma boa partida mas, acima de tudo, temos de garantir uma dupla para a equipa!».

Resta saber como será a corrida amanhã e, apesar da diferença de quase meio segundo na qualificação, não se afaste já Vettel e a Ferrari da discussão da vitória, antes pelo contrário. «Os Ferrari estão com um andamento muito forte em ritmo de corrida», avisava Hamilton, com o seu director de equipa, Toto Wolff, a complementar: «Na qualificação os Ferrari estavam a fugir um pouco de frente e isso diz-nos que têm a preparação dos carros muito virada para a corrida». As coisas que eles vêem…

Interessante foi o facto de a Red Bull ter dado mais um passo em frente, conseguindo uma ligeira aproximação à Ferrari, o suficiente para Daniel Ricciardo bater um Kimi Raikonnen que anda sempre tão bem no Bahrain mas que hoje esteve menos inspirado, perdendo um lugar na 2.ª fila por 22 milésimos… Interessante foi também a evolução da Renault, com Nico Hulkenberg a bater de forma clara o Williams de Massa (e o motor Mercedes!) e ficando a apenas um segundo da «pole», o que é um grande passo da equipa francesa. E não se tirem conclusões precipitadas quanto à diferença de andamento para Jolyon Palmer, pois o britânico fez a sua volta de qualificação com o motor… num modo errado. Tempos da qualificação:

tempos4

À partida, as coisas estão com boa cara para a Mercedes que, na reunião preparatória da corrida, deverá recordar aos seus pilotos, nem que seja em tom de brincadeira, que há um ano colidiram na primeira curva, estava Bottas na Williams… O G.P. do Bahrain arranca às 16 horas de Portugal Continental e Madeira, sendo disputado em 57 voltas aos 5,412 km do traçado de Sakhir.

Partilhar Notícia.