F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do Brasil – Bottas espectacular na «pole», Hamilton vai sair de último!

Os extremos encontraram-se para a Mercedes, na qualificação para o G.P. do Brasil, com Valtteri Bottas a conseguir uma soberba «pole position» ao bater, mesmo num último esforço, o Ferrari de Vettel por escassos 0,038 s! Na outra ponta, o choque de ver como Lewis Hamilton deitou fora a possibilidade de discutir um lugar na 1.ª linha e uma enorme possibilidade de vencer amanhã, com um erro de pilotagem… logo na sua primeira volta no Q1, o que significa que largará do último lugar da grelha.

O já tetracampeão do Mundo passou mesmo pelo centro médico – obrigatório para os pilotos que sofrem uma forte desaceleração – mas tudo está bem com ele. Falta saber em que estado estará o seu carro, mas o pior que lhe pode suceder é ter de partir das «boxes», em vez do final da grelha… Já não conseguirá ajudar Valtteri Bottas na sua luta contra Sebastian Vettel pelo 2.º lugar no Mundial, quando o finlandês até pode largar da «pole», mas estará rodeado de Ferrari por todos os lados e ainda com um Red Bull de Max Verstappen bem por perto!

A forma como a pista mudou apanhou Lewis Hamilton desprevenido e tirou um dos candidatos à «pole» da discussão, com um despiste inesperado na sua primeira tentativa de fazer um tempo… Ontem Hamilton foi sempre mais rápido e fez magníficos tempos numa pista que tinha um asfalto a 50 ºC, mas esta qualificação começou com a superfície a 28 ºC e com ligeiríssimo nível de humidade pela chuva caída uma hora antes. O que é, de certa forma, incompreensível é a forma «cega» como Hamilton partiu para aquela volta, num Q1 em que passaria até a guiar a 70% e numas condições que eram claramente diferentes daquelas em que tinha andado em todos os outros treinos.

ham2ham1

«Não tenho muito a dizer, as coisas são como são, foi um erro infeliz…», disse Hamilton. «Vou ter de ultrapassar isto, desfazer-me da bolha de negativismo que estas coisas criam… Isto é muito invulgar em mim, mas todos somos humanos e são coisas que acontecem. Amanhã vou tentar divertir-me o máximo!». Em sua defesa, é verdade que era o primeiro na pista a fazer uma volta rápida e terá caído numa «armadilha» que estava à espera do primeiro que ali passasse… Desta vez, a pressa da Mercedes em ir para a pista, fugindo de uma chuva anunciada, saiu-lhe cara, pois também colocou mais uma volta nos pneus de Bottas.

Agora, Hamilton largará do final da grelha por não ter qualquer tempo – ou até da grelha se a monocoque tiver sofrido algum dano…–, podendo partir com pneus médios com que o Mercedes já se mostrou extremamente rápido como os Ferrari com os supermacios. E terá muito trabalho e ultrapassagens pela frente, na segunda corrida consecutiva a fazer de trás para a frente…

Neste Q1 «chocante» – em especial porque nos privou de um elemento de uma luta pela «pole» que se esperava a quatro… –, Hamilton teve como companhia, entre os eliminados, os dois Sauber, Pierre Gasly no Toro Tosso (que já tinha 25 lugares de penalização…) e Lance Stroll que esteve à espera que os mecânicos da Williams lhe trocassem a caixa de velocidades, mas cujo carro não mostrou a qualidade do de Felipe Massa que fez o 4.º tempo! Nota para Brendon Hartley que passou pela primeira vez ao Q2 e para o melhor tempo de Raikkonen que bateu Bottas por 0,048 s… mas com pneus macios, contra os supermacios do Mercedes.

No Q2 «armou-se» a luta entre Vettel e Bottas, com ambos a entrarem pelo segundo 1.08 dentro e separados por 0,14 s. Alonso voltou a brilhar com um tempo magnífico e, de novo, o «melhor dos outros», bem longe do colega de equipa, Vandoorne que ficou fora do Q3. Na companhia dos dois Haas, de Hartley que se limitou a treinar arranques e nem fez um tempo e de Esteban Ocon, «expulso» do Q3 mesmo no final, para lá caberem os dois Renault. Refira-se que Daniel Ricciardo se qualificou para o Q3 com pneus macios, aqueles com que largará para a corrida, devido à sua penalização de dez lugares na grelha.

Chegados ao Q3, a Ferrari largava com algum favoritismo, afinal nesta pista 14 centésimos é uma diferença já significativa… Na sua primeira tentativa, Bottas foi batido por Vettel mas os 82 milésimos não o convenciam da superioridade do Ferrari e havia tempo para mais um confronto. Contudo, a ida para a pista foi toda um pouco precipitada pela chegada anunciada da chuva e foi complicado para os pilotos prepararem correctamente as suas voltas de qualificação. Vettel não melhorou o seu tempo, Raikkonen conseguiu mas não o suficiente e os Ferrari ficaram à mercê de uma fabulosa volta em que Bottas extraiu todo o potencial do Mercedes para conseguir a sua terceira «pole» por… 38 milésimos!

pod2pod1

O gélido Bottas deu dois gritos… «latinos» para celebrar o feito de ter batido os Ferrari e de ter voltado a mostrar à sua equipa a justeza da sua contratação! «Sabe bem, ainda estou a tremer… Foi uma volta fantástica, mas foi tão próxima da do Sebastian! Só foi uma pena o que sucedeu ao Lewis… Mas é muito bom largar da ‘pole’ nesta pista em que não é fácil ultrapassar. Evitar erros vai ser decisivo, mas espero uma bela corrida».

Mas atenção porque, apesar de batido, Vettel não parecia nada… abatido, mostrando grande confiança no seu SF70-H para a corrida: «Não estou aborrecido tanto por amanhã, é mais por hoje, adorava estar à frente… Mas tive algum receio com os travões durante a última volta e quando ataquei no último sector, já estava atrasado. Mas o carro está bom, três décimos não é nada, e na simulação de corrida mostrou-se muito rápido, em especial face ao Valtteri, por isso estou optimista». Raikkonen também explicava as dificuldades desta qualificação: «A pista estava um pouco traiçoeira mas na corrida vamos aparecer mais competitivos».

Confirmou-se que os Red Bull não conseguiam estar ao nível dos mercedes e Ferrari na discussão pela «pole», com Verstappen mais rápido que Ricciardo que deverá do 15.º lugar. E assim promove Perez (Force India) ao 5.º posto da grelha e Alonso (McLaren) a um muito festejado 6.º: «Estava entusiasmadíssimo, quando me disseram que íamos começar em 6.º foi uma sensação de estar quase na ‘pole’. Estamos a tornar-nos competitivos, o carro está a mostrar boas ‘performances’ e isso está a vir do chassis».

Mas a luta nesta zona do pelotão, amanhã, será dura: entre Perez e o 10.º tempo de Massa houve uma diferença de apenas 0,24 s! E todos estarão alerta com as chegadas de Ricciardo e Hamilton, pelo que teremos belos duelos este domingo, em Interlagos. Tempos da qualificação:

bra4

Amanhã a corrida promete ser movimentada, não só na frente mas também pelas «remontadas» de Lewis Hamilton e Daniel Ricciardo. As previsões apontam para uma prova com sol, a começar às 16 horas de Portugal Continental e Madeira, para um total de 71 voltas aos 4,309 km de Interlagos. Vai valer a pena!

Partilhar Notícia.