F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do Canadá – Ferrari estão na frente mas os Mercedes parecem estar a esconder-se…

Os Ferrari dominaram o terceiro treino livre do G.P. do Canadá, colocando-se numa posição aparentemente forte para a qualificação deste final de tarde. E dizemos aparentemente porque não se percebeu até que ponto a Mercedes abriu o jogo e mostrou tudo o que tem para dar quando se chegar à discussão pela «pole»…

De que os Ferrari estão muito competitivos não há qualquer dúvida, a forma como o carro salta, de forma muito equilibrada e composta, sobre os correctores nas chicanes permite aos seus pilotos abrandarem muito menos que a concorrência. E Vettel acabou a sessão com a melhor velocidade máxima na longa recta, 331 km/h e um tempo três décimos abaixo da «pole» do ano passado, uma evolução que parece ainda curta face ao que os carros deste ano têm mostrado…

Kimi Raikkonen fez algumas voltas e não gostou das evoluções introduzidas no seu Ferrari pedindo para voltar ao «set up» anterior com que fizera o melhor tempo do primeiro dia de treinos, com mais uma das suas belíssimas comunicações via rádio: «Podemos voltar às afinações de amanhã? Desculpem, de ontem?!...». A verdade é que voltaram e o finlandês saltou logo para os primeiros lugares, próximo de Vettel e é candidato à segunda «pole» consecutiva.

Lewis Hamilton num dia particularmente importante – faz hoje 10 anos que conseguiu, em Montreal, a sua primeira vitória na Fórmula 1! – não ficou propriamente longe, a três décimos de Vettel. O intrigante é que perdeu muito tempo no último parcial, onde fez a recta grande com menos 11 km/h que Vettel e nem abriu o DRS na recta da meta… Jogo escondido?! Tal como Bottas, piloto sempre forte no circuito de Gilles Villeneuve, e que ficou longe até de Hamilton, sendo batido por um Max Verstappen que dá a sensação de os Red Bull estarem em boa forma, misturados com o quarteto da frente! Por tudo isto, como será de facto a qualificação?!

Com menos de um segundo entre 6.º e 18.º (!), as coisas atrás estão muito mais equilibradas mas, uma vez mais, este «embrulho» estará recheado de pilotos e equipas que trabalharam em programas diferentes e com carros em condições que podem não ser directamente comparáveis. Se os Sauber parecem condenados a ficar pelo Q1, todos os outros lugares serão alvo de disputa acirradíssima, numa qualificação que será muito agitada! Tempos da terceira sessão de treinos livres:

can3

A qualificação começará quando forem 18 horas em Portugal Continental e Madeira e poderá ser mais um fabuloso espectáculo, quando a Mercedes abrir totalmente o jogo e colocar o seu motor no modo mais agressivo. Mas é sabido que a Ferrari também tem alguns trunfos na manga. A curiosidade extra é saber se a Red Bull, com Verstappen, se irá conseguir intrometer na luta… A não perder!

Partilhar Notícia.