F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do Japão – Dilúvio tradicional estraga sessão… mas ainda houve alguns heróis

A chuva que começara a cair no final da primeira sessão já prometia e, em Suzuka, quando o céu «abre as portas», raramente é só para um «chuveirinho»… A segunda sessão começou sob um dilúvio, com a pista inundada e corridas… de barquinhos de papel nas «boxes», pois o asfalto estava impraticável! Só nos últimos 40 dos 90 minutos da sessão os carros foram autorizados a ir para a pista e Lewis Hamilton fez o melhor tempo, num treino com pouco significado.

O «safet car» fez várias voltas e o treino foi sendo adiado. Muita água e nuvens negras a reduzirem a luz ambiente são condições tradicionais em Outubro nesta zona do Globo (embora todos os anos o G.P. do Japão seja na mesma altura…) mas que ainda fazem reviver fantasmas recentes e trágicos… Por isso, mil cuidados antes de libertar carros que até são mais delicados quando se trata de «acquaplaning», por serem mais largos e terem pneus mais largos… Por outro lado, rodar nestas condições de pouco serviria, quando se espera uma corrida com sol e 30 ºC (são as mais recentes previsões). Amanhã pode haver aguaceiros mas, no limite, pode acontecer uma qualificação com pista húmida/algo molhada, mas nada desta inundação!

Kimi Raikkonen foi o primeiro «bravo do pelotão» a ir para a pista, seguido dos dois Renault. Lewis Hamilton o melhor na arte de navega mas, nos minutos finais, notou-se ligeira melhoria das condições, com Ocon a aproximar-se do Mercedes. Apenas cinco pilotos estabeleceram tempos e vários nem saíram das «boxes», como os Red Bull…

Para a história ficam os heróis que marcaram tempos: Hamilton (Mercedes), 1.48,719; Ocon (Force India), a 0,799 s; Perez (Force India), a 2,626 s; Massa (Williams), a 3,427 s; Stroll (Williams), a 3,624 s. Corajoso o jovem canadiano em ir experimentar tão difíceis condições, mesmo se ainda teve uma incursão pela gravilha...

Nestas condições ficou muito trabalho por fazer para os 60 minutos do derradeiro treino livre que se realiza amanhã, a partir das 4 horas de Portugal Continental e Madeira, disputando-se a qualificação a partir das 7 horas. E promete ser um belo espectáculo… para madrugadores!

Partilhar Notícia.