F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do México – Bottas bate Hamilton mas a liderança da Mercedes pode ser contestada

Desde Silverstone, em Julho, que Valtteri Bottas não liderava a tabela de tempos de uma primeira sessão de treinos livres. Voltou a acontecer hoje, na primeira abordagem ao G.P. do México e logo com o finlandês a bater o recorde do autódromo Hermanos Rodriguez por nove décimos!

Mais importante, parece ser o regresso do finlandês ao entendimento com o seu carro – Bottas tem-se queixado de que a maior dificuldade deste ano tem sido encontrar a forma correcta de acertar o W08 para o seu estilo de condução –, tendo mesmo batido Hamilton por quase meio segundo. O forte candidato a tetracampeão do Mundo já este domingo teve, inclusive, uma incursão pela relva, descobrindo os limites destes novos monolugares.

Os dois Mercedes lideraram o pelotão, mas cuidado com as avaliações precipitadas, pois ambos os Red Bull ficaram a menos de 0,6 s não tendo «calçado» os pneus ultramacios, ao contrário dos Mercedes. Podem, por isso, ainda evoluir, em especial se melhorarem as afinações, exercício que levou mesmo Verstappen a terminar mais cedo a sua sessão (16 voltas contra 42 de Bottas!) para o seu carro ser profundamente revisto.

Na Ferrari, a velocidade pura parece não ser ainda o forte do SF70-H, com Vettel a ter uma ligeira saída e Raikkonen a fazer um pião. Contudo, nas simulações de corrida, com elevada carga de combustível, os carros vermelhos voltaram a parecer os mais competitivos, não só no cronómetro mas também no menor desgaste dos pneus.

A sessão chegou a ser parada devido ao despiste de Alfonso Celis Jr., o mexicano que é piloto de reserva da Force India e que tinha de se exibir em casa, frente aos seus compatriotas, usando o carro do francês Esteban Ocon. Celis bateu forte na pate que resta da antiga parabólica da Peraltada, estragando bastante a traseira do monolugar do francês, horrorizado por ver tão maltratado um carro com que nunca batera… a não ser contra o colega de equipa, Sergio Perez!

Entretanto, a McLaren já tem esta corrida estragada, com mais penalizações na grelha por trocas de motores: 35 lugares para Vandoorne, 20 para Alonso. Também na Toro Rosso Gasly terá de baixar cinco posições na grelha de partida.

Por falar em Toro Rosso, no seu segundo Grande Prémio, o neozelandês Brendon Hartley – Helmut Marko já o confirmou até ao final da época, dizendo que Daniil Kvyat não voltará mais… –, teve mais duas estreias: agora que já não é piloto de reserva, pôde trocar o n.º 39 pelo n.º 28; e fez a sua primeira volta com o Halo (ou lá como se vai chamar…) montado no seu Toro Rosso. Teve, contudo, problemas de motor, ficando muito tempo parado na «box», apesar de a sua unidade ser nova, montada em Austin…

Além de Celis, houve ainda outros jovens pilotos a aproveitarem esta primeira sessão de testes para se aclimatizarem à pilotagem dos Fórmula 1: Charles Leclerc, Antonio Giovinazzi e Sean Gelael voltaram a rodar, respectivamente, no Sauber de Ericsson, no Haas de Grosjean e no Toro Rosso de Gasly. E sem incidentes de maior… Tempos da primeira sessão de treinos:

mex1

A segunda sessão vai começar quando forem 20 horas em Portugal Continental e Madeira, com a mesma duração de hora e meia. Veremos se o novo recorde de Bottas é atacado ou se as equipas preferirão trabalhar para a corrida.

Partilhar Notícia.