F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do Mónaco – Hamilton aceitou com brilhantismo a principesca oferta da Red Bull!

Lewis Hamilton venceu com enorme brilhantismo o G.P. do Mónaco, não só com um fantástico golpe estratégico e uma condução imaculada, mas aproveitando um erro crasso das «boxes» da Red Bull que roubaram o triunfo anunciado a Daniel Ricciardo… que ficou sem palavras! Assim, o tricampeão do Mundo reduziu a apenas 24 pontos a sua desvantagem para Rosberg e o Mundial está relançado!

Com a quantidade de água na pista, a direcção de prova decidiu que o início da corrida teria de ser feita atrás do «safety car», opção apoiada pelos pilotos. Só ao fim de meia-dúzia de voltas os pilotos foram «libertos», com Ricciardo a ganhar vantagem rapidamente, até porque Rosberg estava lento, fazendo Hamilton perder muito tempo até… receber ordens da equipa para deixar o tricampeão passar!

A Mercedes teve mesmo de dar ordens de equipa, tão evidente era a diferença de andamentos, mas foi a partir daí que Hamilton entrou na luta pela vitória, também com a ajudar de uma aposta estratégica totalmente… «out of the box». Enquanto os outros pilotos fizeram o «percurso» normal de tirar os pneus de chuva e montar os intermédios, Hamilton manteve-se na pista com os pneus de chuva volta após volta, não se assustando com o facto de voltar a ser apanhado por Ricciardo.

A ideia foi, sabendo que a chuva tinha acabado e que a pista iria secar, saltar um passo e trocar directamente os pneus de chuva por «slicks», tirando partido da posição na pista, já que estava na liderança. Aí, era uma questão de ver quem se despachava mais depressa e, por uma falha de comunicação entre os engenheiros (no 1.º andar) e os mecânicos (no rés-do-chão), a Red Bull não estava preparada quando Ricciardo quis montar pneus para seco e fez com que o australiano perdesse a corrida…

Ricciardo esteve 13 s parado para que lhe montassem os quatro pneus e, quando reentrou na pista, viu Hamilton passar por si. «Deixem estar, não digam nada…», respondeu Ricciardo quando a equipa se desculpava pelo rádio. «Foi um erro humano, tudo o que podemos é pedir desculpa ao Daniel. Oferecemos esta corrida à Mercedes!», comentou Helmut Marko.

A partir daí, ainda teve a esperança que os pneus ultramacios de Hamilton não resistissem as 46 voltas que faltavam, face aos seus mais resistentes supermacios. Mas o tricampeão fez uma prova brilhante e não só cuidou dos pneus como manteve sempre o australiano a uma distância segura para se reencontrar com a vitória no Mónaco que lhe fugia desde 2008.

Mais importante, devido a uma prova «horribilis» de Rosberg que foi apenas 7.º, recolocou-se à distância de menos de uma vitória do alemão, estando agora apenas a 24 pontos da liderança e recuperando o 2.º lugar do Mundial. «Tenho de agradecer à minha equipa mas hoje… até perdi as palavras! Rezei por um dia como este e sinto-me abençoado!», disse um emocionado Hamilton. «Na derradeira volta os pneus estavam mesmo nas últimas!». E quanto ao campeonato: «Há ainda muito caminho a percorrer e, quando se pensa que não pode ficar pior, as coisas acabam por melhorar»

Já Daniel Ricciardo mostrava notórias dificuldades em abrir o seu habitual sorriso: «Nem quero comentar esta corrida, para ser honesto… Mas acho que demos um bom espectáculo. É doloroso, fui chamado para a ‘box’, deviam estar prontos, não tenho mais nada a dizer… Tínhamos velocidade no molhado mas o 2.º lugar não é nada que nos satisfaça».

Atrás dos dois homens da frente, Sergio Perez fez uma prova soberba com o Force India e conseguiu surpreender Sebastian Vettel que reconheceu: «Tive uma parte de culpa, não consegui passar o Massa depois de trocar de pneus e perdi muito tempo. Mas também penso que na Force India fizeram melhor trabalho que nós para a corrida», disse o alemão que foi batido na corrida a um dos pódios mais desejados do ano, pelo rapidíssimo mexicano. «Tivemos a estratégia perfeita , o ‘Seb’ inicialmente até era foi rápido mas, quando tive de forçar, ainda tinha pneus para atacar».

Se Fernando Alonso fez mais uma excelente actuação, levando o McLaren/Honda ao 5.º posto, Nico Rosberg acabou por ser a desilusão do ano, com um discreto 7.º lugar por se ter debatido toda a prova com problemas de travões. O alemão perdeu o 6.º posto mesmo em cima da meta para Hulkenberg! Classificação do G.P. do Mónaco:

PosPilotoEquipaTempo/Dif.Box
01 Lewis Hamilton Mercedes 1.59.29,133 s 1
02 Daniel Ricciardo Red Bull a 7.252 s 2
03 Sergio Perez Force India a 13.825 s 2
04 Sebastian Vettel Ferrari a 15.846 s 2
05 Fernando Alonso McLaren a 1.25.076 m 2
06 Nico Hulkenberg Force India a 1.32.999 m 2
07 Nico Rosberg Mercedes a 1.33.290 m 2
08 Carlos Sainz Toro Rosso a 1 volta 2
09 Jenson Button McLaren a 1 volta 2
10 Felipe Massa Williams a 1 volta 2
11 Esteban Gutierrez Haas a 1 volta 2
12 Valtteri Bottas Williams a 1 volta 3
13 Romain Grosjean Haas a 2 voltas 2
14 Pascal Wehrlein Manor a 2 voltas 1
15 Rio Haryanto Manor a 4 voltas 3
16 Marcus Ericsson Sauber Colisão 4
17 Felipe Nasr Sauber Colisão 4
18 Max Verstappen Red Bull Despiste 2
19 Kevin Magnussen Renault Colisão 5
20 Daniil Kvyat Toro Rosso Colisão 4
21 Kimi Raikkonen Ferrari Despiste 0
22 Jolyon Palmer Renault Despiste 0

A próxima prova assinala o fim do primeiro terço do Mundial e realiza-se no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal: o G.P. do Canadá realiza-se no dia 12 de Junho.

Partilhar Notícia.