F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do Mónaco – Vettel a voar, Ferrari a dominar e… Hamilton a desesperar!

Ninguém consegue andar sequer perto de Sebastian Vettel pelas ruas do Mónaco! O piloto alemão está positivamente a voar no seu Ferrari SF70H, tendo conseguido tempo fabulosos no terceiro treino livre, com uma consistência espantosa. Se nada de invulgar suceder, está encontrado o dono da «pole» e da vitória neste G.P. do Mónaco, tão destacado está Vettel da concorrência e tão dominadores parecem os Ferrari! Será desta que a Scuderia termina um jejum de 16 anos sem vencer no Principado?!

O alemão conseguiu os… três melhores tempos deste treino, com o «exibicionismo» extra de, logo na volta seguinte ao melhor e quase inimaginável tempo de 1.12,395 (1,2 s abaixo da «pole» de 2016) fazer mais… 0,003 s! Os pneus ultramacios duram o que o piloto quiser – a Pirelli já comentou que até poderiam fazer a corrida toda, embora o regulamento não o permita –, pelo que o alemão tem este Grande Prémio perfeitamente controlado… dentro dos parâmetros que são controláveis.

Porque se os Ferrari estão a dominar, Raikkonen nem se consegue chegar ao colega de equipa, ficando a pouco mais de três décimos e até à mercê de Valtteri Bottas, o único que se vai salvando num fim-de-semana bem difícil para a Mercedes… Lewis Hamilton não consegue fazer o seu carro funcionar e, assim que parou no final do treino, saltou do habitáculo em «stress» para ir falar com os engenheiros. De facto, oito décimos para Vettel na pista mais curta do calendário é difícil de aceitar, em especial quando se perspectiva uma pesada perda de pontos na luta pelo título…

Porque o britânico viu-se até passado, e à vontade, por Verstappen que indica que os Red Bull vão dar luta aos Mercedes para largarem logo atrás dos Ferrari. Ricciardo só não terá feito melhor devido a uma falha no sistema de travagem que o obrigou a parar mais cedo, mas os RB13 estão competitivos. Assim como os «primos» Toro Rosso, com Sainz logo atrás a bater Kvyat por 0,16 s. Os últimos lugares no Q3 vão ser intensamente disputados pois, entre Kvyat (8.º) e Grosjean (16.º) a diferença foi inferior a um segundo!

No meio desse grupo está Esteban Ocon que teve o seu verdadeiro baptismo do Mónaco. Primeiro ao reclamar que o estavam sempre a bloquear na fase final da volta, recebendo como resposta do seu engenheiro… «bem-vindo ao Mónaco!». Por fim, ao tocar na parte no «rail» do interior da chicane de saída das Piscinas, partindo o braço da direcção, levando o Force India a embater de frente.

Em termos de problemas, Jenson Button recordou os… maus velhos tempos, ao receber uma penalização de 15 lugares na grelha por nova mudança de motor Honda no carro que é de Alonso. Vandoorne andou bem, mas também ele tem três lugares de penalização, por causa da colisão com Massa em Espanha. Tempos da terceira sessão de treinos livres:

mon3

A pausa até à qualificação é curta, começando a definição da grelha às 13 horas de Portugal Continental e Madeira. Como irá a Mercedes reagir ao domínio até agora demonstrado pela Ferrari? Ou será que, no Mónaco, a grande distância entre eixos do W08 é mesmo um problema face ao mais curto SF70H?!...

Partilhar Notícia.