F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do Mónaco – Vettel e Ferrari brilham, Mercedes toda… baralhada!

Sebastian Vettel e a Ferrari lançaram um forte aviso no segundo treino livre para o G.P. do Mónaco: estão no Principado para acabar com um registo verdadeiramente doloroso para a Scuderia, o de já não ganhar a corrida mais famosa do Mundial de F1 desde… 2001! O alemão já está quase um segundo (0,9 s) abaixo da «pole» do ano passado e com meio segundo de avanço sobre o mais directo rival.

E Vettel nem começou bem o treino, atrasado na «box» por os seus mecânicos terem desmontado o seu SF70H rapidamente ao descobrirem um sensor defeituoso. «Saí tarde para a pista, o que não estava previsto, mas conseguimos as respostas que buscávamos. E acabámos por fazer uma boa volta que nos deixou muito satisfeitos», comentou o alemão depois de ter rodado… como nunca se rodou no Principado (1.12,720) e algo surpreendido por a sua mais directa concorrência ser Daniel Ricciardo (Red Bull) e uns surpreendentes Toro Rosso!

Porque a história desta sessão foi o erro estrondoso por parte da Mercedes e assumido por Toto Wolff: «Hoje de manhã fomos competitivos mas, para a segunda sessão, tentámos umas afinações diferentes mas fomos numa direcção totalmente errada. O problema é que eram alterações que demoraram muito tempo, por isso não podíamos voltar atrás durante a sessão. Por isso limitámo-nos a rodar, a recolher dados e a aprender… o que não fazer. Agora temos tempo para estudar tudo e recolocar os carros competitivos, como estiveram no início do dia». Mas foi uma sessão de treinos perdida a andar para trás, enquanto a Ferrari evoluía o seu monolugar.

Foi assim que Hamilton e Bottas não foram além dos 8.º e 10.º tempos, respectivamente, com grandes problemas para fazerem os pneus funcionar. A única coisa estranha foi uma equipa como a Mercedes decidir experimentar uma alteração tão radical a fazê-lo logo nos dois carros… Mas no Mónaco há um dia a mais para trabalhar, pois amanhã não haverá acção em pista e Vettel desvalorizou totalmente o sucedido: «Não sei o que lhes aconteceu hoje, foi estranho, mas há-de haver uma razão e, no sábado, estarão de volta aos lugares da frente».

A grande surpresa do dia foi o comportamento dos Toro Rosso, não só muito rápidos como a rodarem sempre com grande consistência em tempos baixos, ficando Kvyat sete centésimos à frente de Sainz. São claros candidatos a lugares no Q3 na qualificação! Os McLaren estão a meio da tabela, o que não deixa de ser um resultado interessante atendendo a que Vandoorne é um estreante (em F1) no Mónaco e Button está a regressar depois de uma paragem de seis meses.

A sessão chegou a estar parada devido a uma saída de Lance Stroll que, na sua estreia em Monte Carlo, já «provou» os «rails» num clássico despiste em Massenet, quando ali passou… 16 km/h mais depressa do que Massa passara pouco antes. Jolyon Palmer teve um treino curto, com novo problema no motor Renault, com uma aparente fuga de óleo. Tempos da segunda sessão:

Mon2

Amanhã a Fórmula 1 estará entregue às inúmeras actividades promocionais de onde saem muitos dos contratos de patrocínio que mantêm as equipas em funcionamento… Porque, em pista, não haverá qualquer acção, estando as ruas do Mónaco reservadas para a Fórmula 2, Fórmula Renault e Porsche Supercup. A terceira sessão de treinos livres será no sábado, às 10 horas de Portugal Continental e Madeira, seguindo-se a qualificação às 13 horas.

Partilhar Notícia.