F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. dos EUA – Hamilton começou à frente mas chuva não deixou mostrar grande coisa

Uma sessão de treinos sem história e sem grandes conclusões para começar o fim-de-semana do G.P. dos Estados Unidos. O facto de Hamilton (Mercedes) ter sido meio segundo mais rápido que Vettel (Ferrari) não significa absolutamente nada, pois os tempos estão ainda muito altos – quase segundo e meio acima da «pole» de 2016, quando se espera que a… «destruam»! –, devido à chuva que baralhou os planos a toda a gente.

Antes do treino, um aguaceiro deixou a pista molhada, mais parecendo que foi a pedido da Pirelli que tinha levado uns pneus intermédios experimentais (sem qualquer pintura de lado) e que aproveitou para que os pilotos os experimentassem. Hamilton mostrou-se bastante rápido com a pista molhada e continuou a pautar o ritmo quando o asfalto ganhou uma linha seca que permitiu «calçar» pneus «slick», no caso do Mercedes os supermacios. Tal como Vettel que, logo no início do treino, fez mais uma experiência com o Halo montado no SF70H.

Aliás, no «top ten», apenas Vandoorne (McLaren) e Massa (Williams) chegaram a experimentar os rosados supermacios, antes de novo aguaceiro, a 15 minutos do final, acabar com as pretensões a conseguir tempos mais baixos. Na Red Bull aproveitaram para um trabalho mais profundo no carro de Ricciardo, a pedir uma revisão mais radical das afinações.

Muito maior satisfação do outro lado da «box» da Red Bull, não só porque Verstappen estava a mostrar um bom andamento mas, acima de tudo, porque a equipa acabara de anunciar o prolongamento do contrato com o holandês até 2020! Parece, assim, em prática aquela ideia de Christian Horner de construir a equipa Red Bull em torno do talento de Verstappen…

Fernando Alonso fez apenas quatro voltas, antes de ser descoberta uma fuga no sistema hidráulico que o obrigou a ficar parado quase toda a sessão… Melhor estiveram os estreantes, incluindo aqui Carlos Sainz por se estrear na Renault. O espanhol já ficou à frente de Nico Hulkenberg, numa sessão que serviu, essencialmente, para se habituar aos comandos do R.S.17. e Brendon Hartley também teve uma sessão muito positiva em condições difíceis, sendo 1,2 s mais rápido que Sean Gelael, o piloto indonésio que guiou o carro de Kvyat e já tem feito alguns treinos livres.

Registe-se que também Charles Leclerc, o novo campeão de Fórmula 2, piloto da Ferrari Academy, guiou o Sauber que costuma ser de Pascal Wehrlein. Segundo consta, estará já a adaptar-se ao lugar que será seu no próximo ano… Tempos da primeira sessão de treinos:

eua1

A segunda sessão de treinos livres, igualmente com a duração de hora e meia, começará quando forem 20 horas em Portugal Continental e Madeira. E pode ser que se assista a uma estratégia inversa do habitual: começando à mesma hora da corrida mas duas horas antes da qualificação, é provável que as equipas comecem pelas simulações com depósitos cheios, deixando as voltas mais rápidas para o final da sessão, procurando replicar as condições que deverão encontrar em cada uma das situações.

Partilhar Notícia.