F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. dos EUA – Hamilton e Vettel prometem «show» para depois do jantar!

Terceira sessão de treinos para o G.P. dos Estados Unidos que terminou com Lewis Hamilton na frente mas, desta feita, com a concorrência bem próxima. Claramente a luta pela «pole» será assunto entre Mercedes e Ferrari, com Vettel bem perto do britânico. O ensaio-geral deu indicações de que poderemos ter um belo «show» para depois do jantar!

Antes mesmo do treino começar a luta pela vitória na corrida sofreu um valente rombo, ao saber-se que Max Verstappen recebeu uma penalização de 15 lugares na grelha. Confirmou-se, assim, o rumor que há dois dias corria o «paddock» de Austin e o holandês recebeu o sexto motor térmico (V6) do ano e o quinto MGU-H. Um treino em que, ao contrário do que seria de esperar, dado que a primeira sessão de ontem de pouco serviu, houve poucos carros em pista. Com a entrada na fase final da época, começa a ser evidente que as equipas começam a fazer poupanças no tempo de pista e de utilização das mecânicas…

Emergiram ainda dois outros temas nesta sessão de treinos livres que poderão afectar a qualificação: o vento que apareceu hoje sobre o Circuit of the Americas e que causou problemas a vários pilotos nalgumas curvas específicas onde aparecia cruzado, desequilibrando os carros; e o aproveitamento exagerado de algumas das vastas escapatórias existentes, com muitos pilotos a excederem os limites da pista, ganhando tempo com isso. É natural que a FIA se pronuncie sobre o assunto antes da qualificação, de tal forma foi nítida a vantagem dos prevaricadores…

O treino revelou um enorme e real equilíbrio entre Mercedes e Ferrari, com Hamilton a estabelecer novo recorde da pista, mas a bater Vettel por apenas 92 milésimos de segundo. Logo atrás, e a apenas dois décimos de distância, de novo um Mercedes a bater um Ferrari pela margem mínima, com Bottas à frente de Raikkonen por 63 milésimos. Mas, talvez pelo vento, a verdade é que até aqui estes tempos têm sido… uma desilusão! Afinal, ainda só estamos meio segundo abaixo da «pole» do ano passado, quando se esperava bastante mais.

Na qualificação tanto Mercedes como Ferrari conseguem ir buscar mais cavalos aos seus motores e é natural que o segundo 33 seja um objectivo muito realista. Conseguirão ir até ao 1.32?! E haverá uma verdadeira luta entre Hamilton e Vettel pela «pole»?! Que belíssimo programa para uma «soirée» depois do jantar! Assim Vettel mantenha a sua concentração no topo, sem as falhas que o levaram a protagonizar o momento humorístico da sessão quando, num regresso às «boxes», apontou o seu Ferrari para o espaço… da Red Bull.

Desta feita não se vê como Verstappen se poderia imiscuir na luta pelas primeiras posições na grelha, se ainda fosse o caso, os Red Bull não têm a velocidade dos Mercedes e Ferrari e Riccuiardo parece em dificuldades. Assim, até a volta de Felipe Massa deu nas vistas, com o brasileiro a parecer querer lutar para manter o seu posto para 2018. Cerrada está a luta na Renault e, depois de batido em duas sessões pelo recém-chegado Sainz, Hulkenberg puxou dos galões e foi quatro centésimos mais rápido. Estaria aqui uma luta interessante, não fosse a penalização do alemão…

Os Force India rodaram muito com os pneus supermacios, como sempre focados na corrida e numa afinação que os coloca no topo da tabela das velocidades máximas. Mas estão ali «embuscados» à procura de mais uma boa maquia de pontos… Daniil Kvyat poucas voltas fez, devido a um problema na pedaleira do seu Toro Rosso, enquanto Brendon Hartley fazia evidentes progressos na sua adaptação à F1. Tempos da terceira sessão de treinos livres:

eua3

Ao contrário do que é habitual, haverá um intervalo de quatro horas (em vez de duas) entre o final deste treino e o início da qualificação que acontecerá às 22 horas de Portugal Continental e Madeira.

Partilhar Notícia.