F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. da Rússia – Gasóleo e chuva arruinaram primeiro dia de treinos

Pouco se rodou em Sochi, no primeiro dia de treinos do G.P. da Rússia de F1, o que significa que o trabalho de preparação das equipas para a qualificação de amanhã e a corrida de domingo está praticamente todo por fazer. Ou seja, tal como sucedeu no Japão há quinze dias (aí só por causa da chuva), o terceiro treino livre, amanhã de manhã e só com uma hora de duração, será bastante intenso para preparar um fim-de-semana que se anuncia seco.

De manhã foi o derrame de gasóleo por parte de um camião de… limpeza da pista que estragou a sessão, encurtada em 30 minutos. Mesmo assim, a aderência na zona do incidente era precária, o que levou as equipas a rodarem com pneus intermédios grande parte da sessão, apesar de o asfalto estar seco… Treinos de arranques e certificação do funcionamento dos diversas sistemas foram os únicos trabalhos possíveis.

A tarde ficou arruinada com o aparecimento da chuva a dez minutos do início da sessão, para mais pela forma irregular como se distribuiu pela pista, criando zonas quase inundadas enquanto outras porções do asfalto estavam… secas! Significava isto que não havia qualquer tipo de pneu ideal para os pilotos levarem a cabo um trabalho produtivo nestas condições, daí terem rodado tão pouco na primeira fase do treino. «Demasiado molhado para intermédios, demasiado seco para pneus de chuva», clamava um piloto a certa altura…

Mais tarde acabou mesmo por encharcar toda a pista, tornando quase inúteis as saídas dos pilotos para a pista. Houve vários que nem se deram ao trabalho e o que mais voltas fez (12) foi Fernando Alonso (McLaren), a rodar a nova evolução do motor Honda. Apenas oito pilotos marcaram tempos que não são minimamente significativos… Assim, Hulkenberg (Force India) acabou por ficar com a melhor marca do dia mas sem que isso queira dizer rigorosamente nada…

Amanhã, já com o piso seco e, espera-se, com a pista limpa – mas ainda com fracas condições de aderência pela falta da camada de borracha que se deveria ter depositado nos treinos de hoje… –, tudo deverá voltar ao normal, esperando-se um bom duelo entre os Mercedes e os Ferrari.

Partilhar Notícia.