F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. da Bélgica – Lewis Hamilton coroado o «rei das poles» de 2015!

Ao obter a 10.ª «pole position» do ano, Lewis Hamilton garantiu já a conquista do troféu para quem fizer mais «poles» numa só época! Já nenhum piloto conseguirá sequer empatar com o campeão do Mundo que deu um «show» de pilotagem na fase decisiva da qualificação para o G.P. da Bélgica, batendo o colega de equipa por quase meio segundo! Os Mercedes estão muito à frente dos rivais – Bottas, o 3.º, ficou a 1 s… –, resta saber como será o arranque para a corrida, com as novas regras…

A única surpresa da primeira parte da qualificação foi a diferença mínima entre o ficar dentro e fora da segunda parte: de Hamilton para Nasr (16.º) a diferença foi de apenas um segundo, embora os Mercedes tenham andado com pneus médios e o Sauber com macios. Mas foi uma luta dura no meio do pelotão e os Williams tiveram de ir de urgência às «boxes» montar os pneus macios para não ficarem de fora! Button bateu Alonso na McLaren, mas não se notam melhorias, ambos ficaram a mais de um segundo de Nasr… E Mehri vai-se aproximando de Stevens em qualificação.

Ao fim de poucos minutos da segunda fase da qualificação, grande desilusão na Ferrari, quando o carro de Raikkonen (sempre ele o azarado!) parou depois de uns barulhos muito estranhos e de o finlandês dizer «algo se partiu». A Scuderia diria que tinha sido uma baixa da pressão de óleo, explicação pouco convincente, pois a instrução para desligar o motor só foi dada depois dos ruídos invulgares que mais pareciam uma transmissão avariada… E o finlandês confirmou-o: «Não foi a equipa que me pediu para parar, eu é que senti a perda de potência, algo se avariou no propulsor e tive de parar».

Verstappen optou por não ir para a pista, por já ter garantida a penalização de dez lugares na grelha por troca do motor, depois de se ter queixado de perda de potência na primeira parte da qualificação. Surpreendentes foram as eliminações de Kvyat (Red Bull) e Hulkenberg (Force India), em especial quando Sergio Perez obteve o 4.º tempo nesta fase! Mas as diferenças foram tão pequenas que qualquer pequeno erro significava a eliminação…

Na parte decisiva da qualificação, Hamilton mostrou que, numa pista com zonas tão rápidas e recta tão longas… é na parte sinuosa que o piloto tem de fazer a diferença! E foi o que fez, batendo claramente Rosberg no segundo sector e construindo aí a vantagem de quase meio segundo que lhe deu a 10.ª «pole» do ano. Se o 3.º lugar de Bottas não é surpreendente (já o 7.º de Massa desilude…), o 9.º tempo de Vettel provocou profunda tristeza entre os «tifosi» que esperavam ver os Ferrari dar luta aos Mercedes. E até alguma estranheza…

A qualificação foi extremamente interessante pelo «mix» de pilotos e equipas e as diversas surpresas, nomeadamente as magníficas actuações de Romain Grosjean (Lotus) e Sergio Perez (Force India), a aproveitarem o poderio do motor Mercedes. O mexicano conseguiu mesmo ficar com o melhor primeiro parcial, ao apostar na maior velocidade máxima! Quanto ao francês, é uma pena que tenha de perder cinco lugares devido a uma penalização. Acima de tudo, destaque-se o fabuloso equilíbrio entre os F1... «terrestres», pois entre o Williams de Bottas e o Ferrari de Vettel a diferença foi de 0,19 s! Tempos da qualificação:

Lugar Piloto Carro Tempo
1.º Lewis Hamilton Mercedes 1.47,197
2.º Nico Rosberg Mercedes 1.47,655
3.º Valtteri Bottas Williams/Mercedes 1.48,537
4.º Romain Grosjean Lotus/Mercedes 1.48,561
5.º Sergio Perez Force India/Mercedes 1.48,599
6.º Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 1.48,639
7.º Felipe Massa Williams/Mercedes 1.48,685
8.º Pastor Maldonado Lotus/Mercedes 1.48,754
9.º Sebastian Vettel Ferrari 1.48,825
10.º Carlos Sainz Toro Rosso/Renault 1.49,771
11.º Nico Hulkenberg Force India/Mercedes 1.49,121
12.º Daniil Kvyat Red Bull/Renault 1.49,228
13.º Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 1.49,586
14.º Kimi Raikkonen Ferrari s/tempo
15.º Max Verstappen Toro Rosso/Renault s/tempo
16.º Felipe Nasr Sauber/Ferrari 1.49,952
17.º Jenson Button McLaren/Honda 1.50,978
18.º Fernando Alonso McLaren/Honda 1.51,420
19.º Will Stevens Manor Marussia/Ferrari 1.52,948
20.º Roberto Mehri Manor Marussia/Ferrari 1.53,099

Estes tempos não correspondem, contudo, à grelha de partida, já que há várias penalizações que vão baralhar os lugares para o arranque do G.P. da Bélgica. Já era sabido que os dois Mclaren largarão do fundo da grelha com Alonso à frente de Button. Mas também Verstappen perderá dez lugares (parte à frente dos McLaren) por ter trocado de motor, enquanto Grosjean recuará cinco posições (sairá de 9.º) devido à mudança de caixa de velocidades.

Partilhar Notícia.