F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Hamilton e mais três bateram a marca de Schumacher mas… ficarão com o recorde?!

Ao estabelecer a «pole position» para a corrida de amanhã com o tempo de 1.31,678, Lewis Hamilton rodou a uma velocidade que nunca ninguém tinha atingido, em 13 anos de visitas da Fórmula 1 à pista de Xangai! Mas não foi só ele, na verdade os quatro primeiros rodaram abaixo dos 1.32,238 que… ainda são o recorde da pista chinesa. E é aqui que está a questão: será que o recorde estabelecido por Michael Schumacher com o dominador Ferrari F2004 será batido amanhã?

Não será fácil, apesar de os carros actuais já terem mostrado que são, de facto, muito mais rápidos. Mas se a corrida for disputada com piso molhado, um novo recorde está fora de questão. Por outro lado, a haver terá de ser estabelecido no final da corrida, quando os carros já estiverem com pouca gasolina e, provavelmente, por alguém que já não esteja envolvido na luta por um lugar de topo e arrisque na montagem de pneus novos só para o fazer… Porque os recordes oficiais das pistas são os tempos obtidos em corrida e não nos treinos de qualificação.

Aquele tempo de Michael Schumacher tem até uma história curiosa por trás pois não é muito vulgar que um recorde de pista seja, simultaneamente, o melhor tempo jamais feito nesse traçado. Normalmente esse é o tempo da qualificação que não conta como recorde. Mas neste caso não… Aliás, nessa época de 2004, quando ainda havia reabastecimentos, o G.P. da China não foi caso único em que a volta mais rápida da corrida foi inferior ao tempo da «pole», mas nunca em… 1,8 s como sucedeu em Xangai!

Tendo ganho 12 das primeiras 13 provas da sua época mais dominadora de sempre, Michael Schumacher chegava ao primeiro G.P. da China (16.ª e antepenúltima corrida) já campeão. Na altura, a «pole» decidia-se numa única volta com o piloto sozinho em pista e quis o destino que Schumacher fizesse um pião, ficando sem tempo, enquanto o seu colega de equipa, Rubens Barrichello, fazia a «pole». Por outro lado, a F1 estreava uma pista que ia evoluindo ao longo do fim-de-semana, tal como carros e pilotos.

Schumacher largaria das «boxes», enquanto Barrichello sairia da frente para vencer à frente de Button (BAR/Honda) e Raikkonen (McLaren/Mercedes). Talvez pela descompressão de ter o sétimo título já garantido, Schumacher teve uma corrida complicada, com vários incidentes, incluindo uma colisão, um pião e um furo! Terminaria em 12.º, a uma volta de Barrichello, mas ainda faria das suas…

Mesmo na última volta, com o carro quase sem gasolina e os pneus ainda em bom estado, fez um «forcing» e estabeleceu a melhor volta da corrida, impedindo Barrichello de fazer o «triplete», pois o brasileiro tinha o melhor tempo desde a 28.ª volta… Schumacher ficou, assim, na posse de um recorde de que nunca mais ninguém se conseguiu aproximar, já lá vão doze anos e meio (26 de Setembro de 2004).

Hoje foi a primeira vez que não só se andou ao nível do que Schumacher fez como até se baixou bastante o seu tempo, Hamilton foi 0,56 s mais rápido. Mas será que alguém vai conseguir bater o seu recorde oficial, amanhã, na fase final da corrida?! (Esta recordação serve também para homenagear a luta que o heptacampeão continua a travar na sua longa recuperação e para assinalar que a sua 91.ª e última vitória foi obtida na China-2006 – #KeepFightingMichael )

Partilhar Notícia.