F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. da China – Hamilton vence, Mercedes volta ao topo

Lewis Hamilton e a Mercedes voltaram aos lugares do topo do pódio da Fórmula 1, dominando o G.P. da China, graças a uma prova bem gerida, tendo sempre os rápidos Ferrari controlados. Com este triunfo, Hamilton alarga a vantagem no Mundial para 13 pontos sobre Vettel e 17 para o colega de equipa Rosberg.

A corrida acabou atrás do «safety car» por o motor do Toro Rosso ter «morrido» em plena recta da meta a duas voltas do fim. Mas, na verdade, a prova estava já mais que decidida e não havia posições a decidir… E Hamilton já tinha «no bolso» um fim-de-semana perfeito, com «pole», vitória e volta mais rápida. Tal como o britânico dissera à chegada, Xangai é de facto uma pista que «lhe vai bem»!

No fundo, a corrida de Xangai resume bem o «status quo» actual da F1: a Mercedes está à frente da Ferrari ao contrário do que a Malásia mostrou; mas não tanto como parecera na Austrália. E os seus dois pilotos aproveitaram na perfeição a ligeira vantagem em andamento puro (bem exibida na qualificação, ao deixarem Vettel a 0,9 s) para gerirem o desgaste dos pneus. Com um ritmo q.b., ganharam o avanço necessário para os colocarem a coberto de qualquer estratégia da Ferrari.

Antes de cada uma das duas idas à «box», os Mercedes forçavam o ritmo e percebia-se que conseguiam andar muito mais depressa, só não o fazendo para pouparem os pneus. Ou seja, andando um pouco mais devagar ainda conseguiam manter os Ferrari à distância (e Vettel dizia à sua equipa estar a andar nos limites) e não pôr os pneus em risco. Vitória bem controlada de Hamilton (35.ª) que também não deu hipóteses ao colega de equipa, fazendo-lhe precisamente o mesmo que os Mercedes fizeram aos Ferrari…

Entre os carros de Maranello, Raikkonen fez uma notável partida, ganhando logo dois lugares aos Williams e acabou em ritmo forte, ameaçando até o pódio de Vettel. A primeira boa corrida do finlandês este ano! Os Williams fizeram uma prova em «formação isolada», mas com Massa sempre à frente de Bottas, o que não deixa de ser notícia!

Destaque ainda para os primeiros pontos da Lotus, com Grosjean a fazer uma corrida solitária na 7.ª posição, para os dois Sauber nos pontos e o facto de tanto os dois McLaren como os dois Manor terem terminado a corrida. Um Grande Prémio para esquecer para a Renault que viu dois dos seus quatro carros abandonarem com avarias dos motores e apenas um (Ricciardo) a recolher dois míseros pontos…

Lugar Piloto Carro Tempo/Dif.
1.º Lewis Hamilton Mercedes 1.39.42,008 h
2.º Nico Rosberg Mercedes 0,714 s
3.º Sebastian Vettel Ferrari 2,988 s
4.º Kimi Raikkonen Ferrari 3,835 s
5.º Felipe Massa Williams/Mercedes 8,544 s
6.º Valtteri Bottas Williams/Mercedes 9,885 s
7.º Romain Grosjean Lotus/Mercedes 19,008 s
8.º Felipe Nasr Sauber/Ferrari 22,625 s
9.º Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 32,117 s
10.º Marcus Ericsson Sauber/Ferrari a 1 volta
11.º Sergio Perez Force India/Mercedes a 1 volta
12.º Fernando Alonso McLaren/Honda a 1 volta
13.º Jenson Button McLaren/Honda a 1 volta
14.º Carlos Sainz Toro Rosso a 1 volta
15.º Will Stevens Manor Marussia/Ferrari a 2 voltas
16.º Roberto Merhi Manor Marussia/Ferrari a 2 voltas
17.º Max Verstappen Toro Rosso/Renault a 4 v./motor
Pastor Maldonado Lotus/Mercedes Colisão/Travões
Daniil Kvyat Red Bull/Renault Motor
Nico Hulkenberg Force India/Mercedes Cx. velocidades

E agora, não há tempo a perder que no próximo fim-de-semana o Mundial de Fórmula 1 terá a sua quarta corrida do ano, no meio do deserto do Bahrain!

Partilhar Notícia.