F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. dos EUA – Hamilton vence graças a erro de Rosberg e é tricampeão!

O G.P. dos Estados Unidos deste ano fez-se difícil, com dois dias de chuva torrencial, mas depois compensou todos os amantes da Fórmula 1 com uma corrida soberba, emotiva, cheia de acção, trocas de posições, lutas de todo o tipo, mudanças radicais de estratégia e de lugares e, por fim, com a decisão do título mundial de Pilotos: Lewis Hamilton obteve a sua terceira vitória em quatro corridas na pista de Austin e garantiu o tricampeonato!

«É o momento mais incrível da minha vida! Obrigado por tudo o que fizeram para me ajudar. E à minha família, claro!», conseguiu dizer o britânico pelo rádio ao fim de alguns momentos em que não conseguiu controlar o choro! E ainda começou a fazer uns piões à frente dos fãs… mas a sua festa foi cortada de imediato pelo engenheiro, porque o material tem de durar mais três corridas: «Toma conta do carro que a festa é logo à noite».

Foi uma corrida tão agitada, com tanta história e tão emocionante… que é difícil saber por onde começar. Talvez logo pela partida em que os dois Mercedes chegaram a par à primeira curva e Hamilton forçou claramente Rosberg a sair de pista (e a perder quatro lugares!), sem contemplações, o que talvez explicasse o mau feitio do alemão no final da prova…

Enquanto a pista esteve molhada e os pneus intermédios funcionaram, os Red Bull mostraram a qualidade do chassis e Kvyat e Ricciardo conseguiram acompanhar Hamilton. Mas a diferença de potência entre os motores Mercedes e Renault era visível e nem com a ajuda do DRS o conseguiam ameaçar… Mas se o russo não teve sucesso nos seus ataques, cometendo alguns erros ao longo da corrida, Ricciardo conseguiu mesmo passar o Mercedes que já se debatia com problemas de tracção, com uns pneus intermédios que acusavam desgaste num asfalto a secar progressivamente. E o piloto da Red Bull liderou a corrida, chegando a ter um avanço de uma mão cheia de segundos!

Mas quando a pista secou e os pneus «slick» entraram no jogo, o potencial dos carros pôde ser levado ao máximo e o «status quo» veio ao de cima: Mercedes super rápidos na frente e o Ferrari de Vettel a trepar classificação acima! Era, contudo, Rosberg a comandar as operações e foi com surpresa que a Mercedes deixou os seus pilotos de fora quando o «safety car» entrou em pista para ser retirado o Sauber de Ericsson. A Ferrari aproveitou e trocou os pneus de Vettel que já não precisaria de parar até final… ficando com a vitória na mão!

Felizmente que, para os campeões do Mundo, haveria ainda mais um «safety car» virtual (retirar o carro acidentado de Hulkenberg) e um outro real (despiste de Kvyat) que permitiu trocar os pneus de Rosberg, primeiro, e de Hamilton, depois, salvando assim mais uma dupla. Quando o campeão do Mundo parou, Rosberg ficou com a corrida na mão a menos de dez voltas do fim, podendo adiar a decisão do título. Mas também ele cometeria um erro, entregando a vitória de mão beijada ao colega de equipa, acompanhada pelo «tri»…

O alemão da Mercedes terminou mesmo pressionado pelo seu compatriota da Ferrari, mas lá conseguiu garantir o 2.º posto que significou a nona dupla da Mercedes este ano! Um domínio claro e mais um título totalmente justo para Hamilton que conseguiu em Austin a décima vitória do ano, em 16 corridas. Com 62,5% de vitórias, quem porá em causa a justeza deste campeonato?...

Atrás destes homens foi… a guerra total!! Max Verstappen voltou a destacar-se com mais uma corrida fenomenal. Ainda alguém tem dúvidas quanto ao acerto da opção da Toro Rosso pelo «teenager»?! E se Sergio Perez (Force India) conseguiu destacar-se no 5.º posto, antecipando um bom fim-de-semana para o regresso da sua corrida – G.P. do México já no próximo domingo –, a luta entre Carlos Sainz (Toro Rosso) e Jenson Button (McLaren) animou as últimas voltas de um dos melhores (senão mesmo o melhor!) Grandes Prémios do ano, com o espanhol a perder o seu lugar por causa de uma penalização de 5 s. Classificação:

Lugar Piloto Carro Tempo/Dif.
1.º Lewis Hamilton Mercedes 1.50.52,703 h
2.º Nico Rosberg Mercedes a 2,850 s
3.º Sebastian Vettel Ferrari a 3,381 s
4.º Max Verstappen Toro Rosso/Renault a 22,359 s
5.º Sergio Perez Force India/Mercedes a 24,413 s
6.º Jenson Button McLaren/Honda a 28,058 s
7.º Carlos Sainz Toro Rosso/Renault a 30,619 s
8.º Pastor Maldonado Lotus/Mercedes a 32,273 s
9.º Felipe Nasr Sauber/Ferrari a 40,257 s
10.º Daniel Ricciardo Red Bull/Renault a 53,371 s
11.º Fernando Alonso McLaren/Honda a 54,816 s
12.º Alexander Rossi Manor Marussia/Ferrari a 1.15,277 m
Daniil Kvyat Red Bull/Renault Despiste
Nico Hulkenberg Force India/Mercedes Colisão
Marcus Ericsson Sauber/Ferrari Motor
Kimi Raikkonen Ferrari Saída/travões danif.
Felipe Massa Williams/Mercedes Prob. mecânicos
Romain Grosjean Lotus/Mercedes Susp. danificada
Valtteri Bottas Williams/Mercedes Susp. tras. partida
Will Stevens Manor Marussia/Ferrari Colisão

Refira-se que, depois do brilharete inicial, quando a pista secou os Red Bull foram-se atrasando e acabaram mesmo com um resultado discreto: Kvyat abandonou quando se despistou por um erro de pilotagem; Ricciardo caiu muitos lugares com um carro afectado pela colisão com Hulkenberg. Por fim, diga-se que, no seu primeiro Grande Prémio «em casa», Alexander Rossi consegiu igualar o melhor resultado do ano da Manor Marussia, com um 12.º lugar!

Partilhar Notícia.