F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Honda vai exibir o vitorioso RA300 em Monza

Vá lá, não vamos já começar com piadolas do género afinal vai havia um Honda ganhador no G.P. de Itália e coisas do género… Mas a marca nipónica vai celebrar o 50.º aniversário da sua segunda vitória na Fórmula 1, ocorrida no G.P. de Itália de 1967, com uma exibição do Honda RA300, guiado nesse dia por John Surtees, umas horas antes da prova do próximo domingo.

Será o piloto de GP3 (e um dos protegidos da Honda), Nirei Fukuzumi, a ter a honra de se sentar no «cockpit» deste monolugar estreado na fase final da época de 1967, a quarta em que a marca nipónica estava a participar no Mundial de Fórmula 1. A sua primeira vitória tinha-a conseguido em 1965, com Richie Ginther, no RA272, no G.P. do México. No ano seguinte a Honda só alinharia em três corridas, antes de atacar o Mundial de 67 com John Surtees, de início com o já «cansado» RA273.

Foi precisamente em Itália que estreou o RA300 que muitos apelidaram de… «Hondola» por a concepção do chassis ter sido feita com a colaboração da Lola Cars. Tinha um motor V12 de 3 litros que debitava 396 cv. E, sim, pode vir a gracinha agora, não tinha cá coisas electrónicas ou híbridas para avariar, embora o motor tenha custado três abandonos em nove corridas a Surtees…

Nesse G.P. de Itália de 1967, Jim Clark liderava confortavelmente com o seu Lotus mas ficaria sem gasolina, assistindo-se a uma luta tremenda entre os seus perseguidores pelo que passou a ser a vitória. John Surtees guiava o Honda e batia-se, metro a metro, com Jack Brabham, num monolugar com o seu nome. Numa das chegadas mais emocionantes da F1, Surtees conseguiria a vitória em cima da meta, com uma vantagem de apenas dois décimos de segundo sobre Brabham.

Meio século depois, é tempo de recordar esse momento histórico e o RA300 que o atingiu, aquela que foi a segunda e última vitória da Honda na sua primeira passagem pela Fórmula 1. Enquanto construtor, a marca nipónica só conseguir mais uma, quase quatro décadas depois, quando Jenson Button triunfou na Hungria-2006.

Partilhar Notícia.