F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

400 imagens/segundo para estudar protecção da cabeça dos pilotos!

A Magneti Marelli, gigante nos componentes electrónicos para automóveis e há muito presente na competição e na F1 em particular, desenvolveu uma micro câmara que poderá ser de enorme importância no estudo dos impactos que a cabeça dos pilotos sofre nos acidentes. Não só pela sua extrema miniaturização mas em especial pela capacidade de registar 400 imagens por segundo, contra as 25 por segundo das normais câmaras montadas nos monolugares.

A câmara apresentada em Monza é do tamanho de uma «pen» USB e poderá ser montada na frente do habitáculo, com a objectiva virada para o piloto. As suas dimensões reduzidas garantem que não terá qualquer influência na aerodinâmica do carro, enquanto as 400 imagens por segundo permitem um estudo muito detalhado do ponto do «cockpit» em que o capacete tem o primeiro impacto, em caso de acidente. Um exemplo claro da sua utilidade teria sido o despiste sofrido por Fernando Alonso durante os testes de Inverno, em Barcelona, ainda hoje não totalmente clarificado…

Esta câmara é também muito resistente, de forma a poder continuar a filmar mesmo após um forte embate e pode ser ligada aos dados de telemetria qua a FIA já recebe de cada carro, equipados com sensores que avaliam a violência dos embates. Embora não esteja prevista ainda a sua adopção, esta micro câmara poderá ser, de facto, uma ajuda preciosa nos anunciados estudos de novos métodos para melhor proteger a cabeça dos pilotos dos fórmulas.

Partilhar Notícia.