F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Já há solução para pôr os F1 barulhentos mas é… louca

Ainda olhámos para o calendário para confirmarmos que estávamos mesmo a 23 de Setembro e não a… 1 de Abril e, para mais, sendo uma notícia difundida pela agência «Reuteres», porquê duvidar?... Então cá vai: a ideia para resolver o problema do som dos motores de que a maioria dos fãs da F1 se queixa é colocar microfones à saída dos escapes para amplificar o ruído, pelo menos para a transmissão televisiva!

Foi o vice-presidente da Liberty Media pra a área comercial, Sean Bratches, que revelou à agência «Reuters» que se está a trabalhar nessa solução para «tornar» os F1 mais barulhentos. A solução para «todos os males da F1» passa, afinal, pelos serviços de David Hill, produtor televisivo de reconhecidos méritos no campo desportivo e que já trabalhou com Chase Carey, o patrão da Liberty Media, na Fox Sports. E que, em parceria com uma empresa alemã, trabalha na pesquisa de um microfone em cerâmica que possa ser colocado à saída dos escapes dos F1…

«Uma das coisas que queremos é amplificar o ruído dos F1 porque isso tocas visceralmente os fãs e em todas as pesquisas que efectuámos constatámos que é algo de importância crítica», declarou Bratches. «Com esse microfone em cerâmica que colocaríamos no tubo de escape teríamos uma verdadeira amplificação do som para os telespectadores».

Só duas pequenas achegas: se os fãs se queixam do nível sonoro, o grande problema parece ser o tipo de som dos V6 híbridos (pela sua própria estrutura técnica) e a sua amplificação só irá colocar um som que é considerado «horrível» ainda mais em evidência…; em relação aos espectadores que pagam (e bem!) o seu bilhete para verem as provas nas pistas não há, pois, qualquer preocupação… Ao menos que não se lembrem de ligar os microfones aos sistemas de som das pistas que seria um autêntico inferno sonoro!

Uma das condições que está a ser debatida nas reuniões acerca dos futuros motores da F1 é que sejam mais ruidosos que os actuais, mas isso só sucederá a partir de 2021.

Partilhar Notícia.