F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Já há uma maioria de equipas a querer testes de pré-temporada no Bahrain!

Como de costume na Fórmula 1, o que hoje é certo amanhã pode ser tudo ao contrário… E os testes de pré-temporada dos novos carros, apontados para Barcelona, têm agora uma maioria das equipas a «puxá-los» para o Bahrain, com várias escuderias a seguir a ideia lançada pela Pirelli e apoiada pela Mercedes. Pouco ligando aos alertas lançados pela Red Bull quanto aos custos acrescidos da operação…

A maioria das equipas entregou uma carta a Charlie Whiting solicitando que os testes fossem realizados no Bahrain, cumprindo o estipulado no regulamento: para que os testes de pré-temporada sejam realizados fora da Europa, tem de haver o acordo da maioria das equipas. Ao que se sabe, a carta foi assinada pela Mercedes, Ferrari, McLaren, Renault, Haas e Force India, ou seja, seis em onze equipas. Pelo contrário, Red Bull e Williams mantêm-se «fiéis» a Barcelona.

A Pirelli avançou com a ideia dos treinos no Bahrain para poder testar os novos pneus em condições de calor e montados nos carros com a configuração aerodinâmica final. Que proporcionará uma carga bastante superior à conseguida pelos carros que Mercedes, Ferrari e Red Bull prepararam especialmente para os testes que têm sido realizados.

A Mercedes apoiou a ideia desde a primeira hora, com Paddy Lowe a agitar a bandeira do grande falhanço que foi o G.P. dos EUA de 2005, quando os pneus Michelin não aguentaram o esforço exigido pela pista de Indianápolis… Com Niki Lauda a fazer «lobby» junto das outras equipas, a verdade é que Mercedes e Pirelli lá terão conseguido arranjar uma maioria simples que poderá levar à alteração do local dos testes de pré-temporada, em busca do calor do Bahrain.

Charlie Whiting terá colocado, contudo, três cenários sobre a mesa: ou todos para o Bahrain; ou todos em Barcelona; ou, mesmo sendo algo não autorizado pelos regulamentos, testes nas duas pistas em simultâneo, com cada equipa a escolher onde quer desenvolver o seu carro de 2017. Fora de hipótese estará fazer a primeira semana de testes numa pista e a segunda na outra. Ou como, por vezes, os regulamentos da F1 também podem servir para balizar limites entre os quais aparece uma nova regra… que nunca ninguém escreveu!

Partilhar Notícia.