F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Já se pensa na evolução da estrutura de protecção dos pilotos

A estrutura de protecção dos habitáculos dos F1 que será mesmo uma realidade a partir da temporada de 2017 poderá receber, mais tarde, uma evolução com painéis transparentes em materiais ultra-resistentes que aumentem ainda mais essa protecção. É o que mostram os desenhos do italiano Giorgio Piola publicados pelos britânicos «Motorsport.com», com a ideia de defender ainda melhor a cabeça dos pilotos de detritos projectados em acidentes.

A estrutura protectora dos habitáculos será a inicialmente proposta pela Mercedes e que foi a que teve melhores resultados nos testes efectuados pela FIA. Na próxima reunião técnica, a 11 de Fevereiro, os representantes das equipas já irão discutir as formas de a construir e, em especial o seu peso que parece ser elevado.

Para já, o peso da estrutura está estimado em 10 a 15 kg e num ponto elevado, com influência nefasta no centro de gravidade dos monolugares… E como os carros de 2017 já terão o aumento de peso derivado da maior largura dos pneus, há que tentar reduzir a massa daquela estrutura sem, contudo, baixar a sua resistência.

Quanto aos painéis transparentes a acrescentar em épocas futuras, há duas soluções mas que terão ainda de ser analisadas. Até porque colocarão problemas de visibilidade, nomeadamente em corridas à chuva… Mas este é um caminho que está já a ser trilhado, havendo quem diga que terá o seu final em «cockpits» totalmente fechados com a campânula transparente por agora rejeitada.

Partilhar Notícia.