F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Las Vegas vai ter uma «Disneylândia» para receber F1?

Agora que tanto se fala na multiplicação de corridas de Fórmula 1 nos Estados Unidos, é interessante perceber que começa a haver concorrência entre diversos locais para receber uma disciplina que, aparentemente, é quase desconhecida naquele país, onde a Nascar reina e os próprios Indycars não têm audiências famosas…

A Liberty Media, não é segredo, sonha com uma corrida em Las Vegas, proporcionando mais um espectáculo grandioso, ao nível do que só a «Cidade do Pecado» consegue proporcionar. E até pode vir a ter uma boa base para fazer disputar um Grande Prémio em Las Vegas, num super autódromo que o empresário (e milionário…) John Norris fez construir a cerca de 70 km daquela cidade, já em pleno deserto do Nevada, o Spring Mountain Motor Resort & Country Club.

A pista pretende ser uma… «Disneylândia para adultos» e no seu centro está um traçado de 24 km, só para ser maior que o mítico Nordschleife do Nürburgring. Claro que, ficando no deserto, é totalmente plano, não tendo os diversos desníveis que tornam o traçado alemão tão desafiante… Mas facilmente se construída ali uma variante capaz de acolher uma prova de Fórmula 1, sendo que o projecto vai ainda incluir a construção de um hotel e várias habitações de luxo. Além de ficar a 45 minutos de Las Vegas

Esta é uma das possibilidades para a F1 voltar a Las Vegas, embora o grande desejo da Liberty Media fosse um traçado urbano, coisa que parece esbarrar com inúmeras dificuldades logísticas, em especial de espaço para instalar um «paddock» do tamanho que a actual F1 precisa. Nomeadamente para os vastos meios televisivos. Ou seja, os tempos de correr no parque de estacionamento do hotel Caesars Palace, como sucedeu em 1981 e 82.

Mas Las Vegas não está sozinha na corrida para receber uma prova de Fórmula 1, até porque Austin (Texas) quer manter a sua prova no Circuito of the Americas. Ainda recentemente noticiámos que a edilidade de Long Beach encomendou um estudo económico para perceber das vantagens de voltar a receber o Mundial de F1, como fez entre 1976 e 83.

Também o projecto de correr «com vista sobre Nova Iorque» voltou a ganhar vida, com um traçado citadino do lado de New Jersey, conhecido por Port Imperial Street Circuit. Onde Sebastian Vettel chegou a rodar em 2012, quando Bernie Ecclestone anunciou que a corrida se realizaria logo em 2013, o que não se concretizou. Mas a Liberty Media está interessada em retomar esse projecto e os promotores locais poderão alinhar!

A popularidade da Fórmula 1 nos Estados Unidos pode não ser ainda gigantesca, mas é nisso que a Liberty Media quer trabalhar, percebendo o potencial existente. Até por dois números recentes: as audiências televisivas são consistentemente superiores às do campeonato Indycars (Indianápolis à parte…) e a edição deste ano do G.P. do Mónaco bateu todos os recordes de audiência nos «States»… mesmo em dia de Indy-500!

Partilhar Notícia.