F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Ainda o futuro do G.P. da Grã-Bretanha: Londres ataca o «bluff» de Silverstone!

Quando Silverstone accionou a cláusula para se libertar da organização do G.P. da Grã-Bretanha a partir de 2019, percebendo-se que como forma de pressão para renegociar o seu contrato por um valor mais baixo, talvez não esperasse que, do outro lado, também houvesse «cartas na manga». Chase Carey, da Liberty Media, já veio dizer que a F1 terá alternativas a Silverstone para correr no Reino Unido e ganha forma o projecto de um Grande Prémio… em Londres.

O BRDC, o clube dono de Silverstone, alega que a prova de F1 só lhe dá prejuízos, apesar de ter tido, este ano, 350 mil pagantes… E rejeitou uma proposta de Libery Media em que esta assumia a organização da prova durante cinco anos querendo em troca a utilização gratuita de Silverstone nas três semanas em torno do Grande Prémio! Ao jornal «The Times», Chase Carey disse-se surpreendido com a atitude do BRDC: «Não percebo algumas das queixas sobre a parte económica, em especial quando olho para os nossos negócios noutros locais. Os promotores que organizam boas corridas mostram-nos um quadro diferente daquele que eles pintam…».

E, «de mansinho», Carey deixou um aviso: «Valorizamos Silverstone e temos três anos para chegar a um acordo, porque é essa a nossa preferência para o G.P. da Grã-Bretanha. Mas a prova não tem de ser ali… Já tivemos demonstrações de interesse de outros locais do Reino Unido, mas não vou estar agora a pô-los uns contra os outros».

É, contudo, público que o sonho tantas vezes adiado de organizar um Grande Prémio em Londres voltou a ganhar força, havendo até já um local para um eventual circuito, o Queen Elizabeth Olympic Park. O projecto voltou a ter visibilidade com a recente demonstração de F1 em Trafalgar Square, no coração londrino, e até com a abertura expressa na altura pelo «mayor» Sadiq Khan para receber a F1. Além de poder contar com uma lei recentemente aprovada que facilita o encerramento de vias públicas para a realização de grandes eventos desportivos…

Há mesmo já uma organização denominada «London GP» que emitiu um comunicado bem explícito: «Os fundadores do London GP desenvolvem planos para receber uma corrida de Fórmula 1 no Queen Elizabeth Olympic Park há mais de 12 meses», lê-se, seguindo referências ao apoio do «mayor» londrino, às excelentes infraestruturas de acesso de que dispõe o parque olímpico, às negociações em curso e em privado, com promessas de novidades para breve.

Refira-se, aliás, que já em 2012, logo após as Olimpíadas de Londres, foram estudadas quatro hipóteses de traçados usando o parque olímpico, de que mostramos a mais longa, com 6 km. De repente, Silverstone soube que tinha concorrência séria e que, afinal e ao contrário do que tinha repetidamente defendido, não é o único sítio possível no Reino Unido para receber uma corrida de F1. Afinal, os trunfos não estavam todos só de um lado…

Partilhar Notícia.