F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Long Beach vai estudar candidatura ao regresso da Fórmula 1!

É sabido (e assumido!) que a Liberty Media tem, como planos para o crescimento da Fórmula 1, a recuperação de alguns eventos históricos na Europa – como sucederá com o G.P. de França, já em 2018 –, mas também a multiplicação de corridas nos Estados Unidos da América, onde pretende tornar a disciplina popular. E eis que Long Beach (Califórnia) dá um primeiro passo, encomendando um estudo de viabilidade para a possibilidade de voltar a receber um Grande Prémio na costa Oeste dos EUA!

Long Beach já foi um dos destinos populares do Mundial de F1, entre 1976 e 1983, num traçado citadino que costumava proporcionar corridas tão animadas… quanto acidentadas! Mas, depois, Ecclestone levou a prova para outras paragens, tendo aquela cidade costeira, a poucos minutos de Los Angeles, modificado o traçado para passar a receber os IndyCars. Ainda há duas semanas se realizou o 43.º Grande Prémio de Long Beach, ganho pelo canadiano James Hinchcliffe.

O contrato com os IndyCars expira no final de 2018 e, agora, a edilidade local aprovou a realização de um estudo para decidir se deve, ou não, candidatar-se a receber um Grande Prémio de Fórmula 1. Ou se, pelo contrário, deverá prolongar o contrato em vigor com os IndyCars. Para isso assinou um contrato com a consultora KPMG, no valor de 150 mil dólares, ara que esta estude a viabilidade das duas hipóteses, juntamente dos promotores dos dois campeonatos. E, principalmente, conclua da relação custos/benefícios para a região.

Por todo o processo estar numa fase muito prematura, não houve, como é óbvio, qualquer palavra acerca do traçado a apresentar para uma eventual corrida de F1, mas parece ser óbvio que o utilizado pelos IndyCars teria de ser alterado por ter pontos demasiado estreitos. Mas a ideia será manter-se um circuito citadino.

Sabe-se que o grande sonho dos responsáveis da Liberty Media para a Fórmula 1 está… em Las Vegas. Mas desde o início que os seus responsáveis declararam que, para que a disciplina atingisse o grau de popularidade nos «States» que merece – e de que necessitam para o seu negócio… –, deveria ter até três provas nos Estados Unidos. Logo, uma época com Austin, Las Vegas e Long Beach faria as delícias dos novos donos da F1… A última corrida de F1 em Long Beach foi ganha por John Watson, ao volante de um McLaren.

Partilhar Notícia.