F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Certezas e interrogações no mercado de pilotos

Renovado o contrato que liga Hamilton à Mercedes até 2018, façamos o ponto da situação do mercado dos pilotos. Não o da «silly season» que tem como ponto alto os rumores da troca de finlandeses na Ferrari (Raikkonen por Bottas), mas o mercado de que são conhecidos os contratos já assinados.

A Mercedes tem Hamilton sob contrato até 2018, o que garante a dupla com Rosberg por mais dois anos, dado que o alemão assinou, no ano passado, um novo contrato que o mantém na equipa campeã do Mundo até 2017.

A continuação de Sebastian Vettel na Ferrari é um dado adquirido, pelo menos até 2017, pois o alemão assinou um acordo válido por três anos. Já em relação a Raikkonen surgem as grandes dúvidas, por o seu contrato terminar no final desta época. Fala-se muito na substituição por Bottas, mas o director da Scuderia, Maurizio Arrivabene, já assumiu que se Raikkonen fizer um bom trabalho este ano estará disposto a renovar por mais um. Daí os rumores apontarem para Bottas ter já um compromisso com a Ferrari, mas para 2017.

Se na Red Bull não se sabe ao certo a duração dos contratos de Ricciardo e Kvyat – a verdade é que ambos estão ligados à marca há longos anos – dificilmente a equipa deixará fugir o australiano, único a conseguir quebrar, por três vezes, o domínio da Mercedes no ano passado.

Tendo assinado um contrato de três anos ao sair da Ferrari, no final de 2013, Felipe Massa deverá estar seguro na Williams até final do próximo ano. É verdade que não é certo se o seu terceiro ano é efectivo ou se será uma opção da equipa, em função das suas prestações este ano… Mas a Williams não quererá perder a sua experiência, em especial quando nada é certo em torno de Bottas cujo contrato termina no final da época. Diz-se que a equipa ainda terá mais um ano de opção, mas o finlandês comentou, em Espanha, não ter nada acertado para 2016. E Bottas é um dos «diamantes» mais cobiçados pelas equipas grandes…

Na McLaren, Fernando Alonso entrou este ano com um contrato de três temporadas, o que o liga à equipa até final de 2017, quando já tiver 36 anos. Jenson Button demorou a renovar, no início da época, mas deu a entender que teria assinado por dois anos, ou seja, até 2016. Mas não esqueçamos que a McLaren continua com Kevin Magnussen sob contrato e que não quererá desperdiçar o seu talento…

Outro piloto que poderá ser cobiçado pelas equipas grandes é Nico Hulkenberg, cuja ligação à Force India termina no final deste ano. Pelo contrário, o mexicano Sergio Perez tem contrato com a escuderia indiana até final de 2016.

Toro Rosso, Lotus e Sauber têm os seus pilotos com contratos limitados a esta temporada, enquanto a Manor apenas anunciou Will Stevens para a totalidade da época, estando a negociar com Roberto Merhi numa base de prova a prova, podendo aparecer, entretanto, outro piloto no lugar do espanhol.

Partilhar Notícia.