F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Mónaco também tem de pagar para receber a Fórmula 1!...

Afinal, ao contrário do que sempre se julgou e do que sempre constou, o Mónaco também tem de pagar para poder ter um Grande Prémio de Fórmula 1! Sempre foi voz corrente que todos os países tinham de pagar ao detentor dos direitos comerciais da F1 – inicialmente a FOM, representada por Bernie Ecclestone, agora a Liberty Media – para poderem receber o Campeonato do Mundo, mas que o Mónaco, pelo que representava e pela importância que tinha para patrocinadores e para o próprio negócio da F1, estaria isento de qualquer pagamento.

Ao fim de todos estes anos, vem-se a perceber que não, que também o Principado tem de pagar para poder receber a Fórmula 1! Foi, aliás, o próprio Príncipe Alberto II quem o revelou, numa recente entrevista à revista «Auto», a publicação oficial editada pela FIA. Obviamente que deverá pagar muito menos que as outras provas, mas não está isento, contrariamente ao que se julgava…

À pergunta «é verdade que o G.P. do Mónaco paga pouco ou nada ao detentor dos direitos comerciais da F1?», Alberto II respondeu: «Isso é só um rumor. Talvez os direitos sejam menos caros que para os outros circuitos, mas há uma verba. Bernie Ecclestone sempre esteve consciente do que o Mónaco trazia à Fórmula 1, ele próprio o disse, bem como os patrocinadores e os pilotos. Isso faz parte das negociações com o Automobile Club de Monaco. O Bernie sempre nos tratou bem, mas sempre nos fez pagar o que achou ser a quantia justa. Não sei os números ao certo e talvez seja menos que as outras corridas, mas é preciso ver o que o G.P. do Mónaco representa historicamente. Não fomos injustamente favorecidos, pagamos o que temos a pagar».

Este ano realiza-se a 75.ª edição do G.P. do Mónaco que teve a sua primeira corrida em Abril de 1929. Será a 63.ª vez que a prova monegasca integra o Mundial de F1 que, tendo integrado a primeira edição do campeonato, em 1950, só falhou os quatro anos seguintes (51 a 54), ou por razões orçamentais ou por ter sido corrido com carros de «sport»…

Partilhar Notícia.