F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Motores de F1 mais ruidosos… mas Vettel ainda não está satisfeito

Muito se falou já dos primeiros testes dos F1 de 2016 mas faltava ainda um dos assuntos mais badalados da época passada: o barulho! Pois Sebastian Vettel, um dos grandes críticos da falta de ruído dos motores híbridos, acha que, apesar de estarem melhores, ainda falta mais barulho aos propulsores da Fórmula 1…

«É agradável ter motores um pouco mais ruidosos, mas ainda não são o que deviam ou podiam ser», confidenciou o piloto da Ferrari. «Mesmo assim estão melhor que no ano passado e já soam mais a Fórmula 1!». Recorde-se que, para este ano, os construtores de motores colocaram um ou dois (à escolha) pequenos escapes adicionais, ligados directamente à válvula «wastegate», evitando o efeito silenciador que esta introduzia no escape normal, de forma a permitir que este «grite» com a sua «voz natural».

E quanto mais alto «gritam» os motores este ano? Segundo o responsável técnico da Mercedes, Paddy Lowe, medições levadas a cabo no banco de ensaios da Mercedes revelaram um aumento de 124 para 128 dB, já relativamente perto dos 129,5 dB dos antigos V8 atmosféricos. Na prática, segundo revelou o diário alemão «Bild», em Barcelona o motor Mercedes ter-se-á revelado 12% mais ruidoso, passando de 96 para 108 decibéis.

Ainda não é a gritaria «fura-tímpanos» que os saudosistas dos antigos V12 da Ferrari gostariam de reencontrar… Mas o facto de, este ano, haver mais dois carros na grelha ajudará a que pelo menos os arranques sejam muito mais tonitruantes que em 2015!

Partilhar Notícia.