F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Mudança do formato dos GP’s em discussão… mas sem ideias concretas

Embora sem que ninguém avance com ideias concretas para discussão, volta a falar-se na possibilidade de alterar o formato dos fins-de-semana dos Grandes Prémios de Fórmula 1. Já se percebeu que as sextas-feiras de treinos livres atraem pouco público e reduzida atenção mediática e já muitas hipóteses foram «atiradas ao ar», mas nem todas parecem ser sequer passíveis de discussão.

Ainda recentemente Nico Hulkenberg referiu que havia demasiados treinos livres nos fins-de-semana de Grandes Prémios e Lewis Hamilton também defendeu que deveria haver alterações ao formato das provas, embora admitindo não ter ideias a propor… «Com fã da F1, estou 1000% de acordo. São sempre as mesmas quintas, sextas, sábados e domingos, nestes nove anos em que estou na F1», referiu Hamilton. «Não sei qual será a solução, todos nós temos muitas ideias mas, se calhar, 99% delas não serão propriamente boas…».

O seu chefe de equipa confirma que há discussões acerca do tema, mas alinha no «campo» dos que defendem a manutenção do formato actual. «É uma decisão difícil, há discussões sobre o tema, mas há uma grande divisão. Há um grupo (em que me integro) que acha que a F1 é um produto com um formato já conhecido, como um jogo de futebol que tem 90 minutos, e devemos mantê-lo. Não sei se é boa ideia saltar para um formato só de sábado e domingo…».

Wolff fala com conhecimento de causa porque viveu a experiência no DTM. E conta: «Passámos ao formato de dois dias para baixar os custos e acabámos por passar um sentimento de que o valor do produto baixara… Por isso voltámos a pôr os carros em pista à sexta-feira e mudámos as regras para ter duas qualificações, uma ao sábado de manhã e outra ao domingo de manhã, com corridas à tarde, o que foi uma evolução muito estimulante».

E concluiu: «Sim, há discussões sobre o assunto, mas sinceramente não sei qual a melhor solução. Quereremos corridas de qualificação ou grelhas invertidas?... O problema é que, seja o que se discuta, as ideias acabam sempre por vir a público e há logo uma grande agitação, com as pessoas a acharem que os elementos do Grupo Estratégico da F1 são todos loucos…».

Partilhar Notícia.