F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Mundial de 2016 já está a «rolar» em Barcelona!

Já estão em marcha os primeiros testes da época de 2016, para preparação do próximo Mundial de Fórmula 1. Na pista de Barcelona, durante quatro dias, as onze equipas que alinharão no campeonato irão evoluir os seus carros, num trabalho urgente, dado que este ano apenas terão oito dias de testes, antes da primeira corrida, a 20 de Março, na Austrália.

A Sauber é a única escuderia que não apresenta o seu novo monolugar, estando com um C34 do ano passado embora com algumas alterações de fundo. Todas as outras escuderias têm os seus carros novos, embora daqui até à prova de Melbourne muitas alterações venham a ser introduzidas. Nesta primeira semana de testes, o trabalho irá centrar-se, certamente, na fiabilidade e no correcto funcionamento de todos os sistemas, procurando os pilotos cumprir o máximo de quilómetros. Para a segunda sessão, de 1 a 4 de Março, ficará reservada a «caça» à «performance».

O plano quanto aos pilotos que guiarão em cada dia é o apresentado na imagem acima, não se confirmando, afinal, a estranheza de o piloto de reserva da Force India, Alfonso Celis, fazer dois dias de testes, em detrimento dos dois pilotos oficiais. Já basta ser Celis a fazer hoje o baptismo de pista do novo VJM09, afinal Perez e Hulkenberg dividirão o terceiro dia… O novo Toro Rosso está presente mas sem qualquer pintura, com a decoração definitiva a ser apresentada no dia 29 de Fevereiro.

Refira-se que, no capítulo dos pneus, as equipas terão 35 jogos à disposição, apenas com a obrigatoriedade de usarem um jogo de intermédios e outro de chuva. Depois, poderão escolher os outros 33, embora a maior parte deva ser de médios e macios, dada a superfície abrasiva que caracteriza a pista de Barcelona. Poderá haver ainda experiências com os supermacios pra avaliar o seu comportamento, já que este ano as equipas poderão escolher três compostos por Grande Prémio. O novo pneus ultramacio, feito para pistas citadinas, não estará disponível.

As sessões decorrem (em hora de Portugal Continental e Madeira) entre as 8 e as 12 horas e entre as 13 e as 17 horas. Embora ainda sem a «ditadura» do cronómetro, o Mundial de F1 de 2016 acaba de arrancar!

Partilhar Notícia.