F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Neblina poluente alerta organizadores do G.P. de Singapura!

A situação não é ainda preocupante, até por se tratar de um fenómeno que sucede por vezes nesta altura do ano, mas a persistência de uma neblina de fumo sobre Singapura está a enervar os organizadores do G.P. de Singapura, cujos primeiros treinos se realizam já na próxima sexta-feira. Não que a prova esteja, para já, em perigo, mas a situação está a ser monitorizada constantemente e a qualidade do ar era, ontem, bastante má.

Este fenómeno de «smog» costuma suceder devido às extensas queimadas dos vizinhos da região indonésia de Sumatra que limpam a floresta para preparar os terrenos agrícolas. Este ano, contudo, a nuvem sobre a cidade-estado tem sido particularmente persistente, durando há mais de uma semana e tendo levado, este fim-de-semana, ao cancelamento de diversos eventos desportivos, devido à baixa qualidade do ar. E as previsões apontam para que a situação se mantenha…

Outro problema adicional é o da visibilidade dos pilotos numa corrida nocturna realizada sob aquelas condições. «A possibilidade da neblina é um dos muitos cenários previstos no plano de contingência do G.P. de Singapura», referiu à agência «Reuters» um porta-voz da organização. «No caso de a neblina causar problemas de visibilidade, saúde pública ou outras contingências operacionais, os organizadores trabalharão em conjunto com outras entidades antes de tomarem quaisquer decisões quanto ao evento».

Nem os organizadores nem a Agência Nacional para o Ambiente fizeram qualquer referência quanto à possibilidade de suspender o Grande Prémio, caso o problema do «smog» se agrave. O que sucedeu ontem, por os ventos predominantes estarem a soprar desde a região de Sumatra…

Partilhar Notícia.