F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Nova qualificação pode lançar o caos nas corridas, alerta Massa

Felipe Massa defendeu que o novo método para as qualificações acabará, mais cedo ou mais tarde, por provocar algum caos nas corridas de F1, dizendo mesmo que terá sido essa a finalidade para implantar as novas regras…

O brasileiro não quis ainda tomar uma posição definitiva. «Ainda não sei se gosto ou não, tenho primeiro de perceber bem as regras e o que muda», disse o piloto da Williams que assumiu só ter uma certeza: «A única coisa que percebo é que tentaram criar algum caos e que isso irá acontecer certamente! Haverá carros que se qualificariam mais à frente e que, por este ou aquele problema, vão partir muito de trás. Por isso é algo que pode ser melhor para vocês [media] mas, se é melhor ou não para nós, isso ainda não percebi».

Já Lewis Hamilton tem uma opinião ligeiramente diferente, embora sem ser tão categórico: «Para ser sincero não me parece que vá mudar muita coisa, mas espero que seja uma surpresa para todos… Acho que nos obrigará a estar ainda mais focados, a estar sempre em pista, talvez seja bom para os espectadores».

Pat Symonds, director-técnico da Williams, olha para as alterações ao treino de qualificação por uma outra perspectiva: «Não me parece que este novo esquema vá melhorar as qualificações, na verdade penso que até poderá piorar, pois vai perder-se aquele crescendo de emoção que tínhamos até aqui. Mas há grandes hipóteses de tornar as corridas mais excitantes!».

Para já, a mudança radical das regras a menos de um mês da primeira qualificação (19 de Março, em Melbourne), deixa os responsáveis das equipas naturalmente preocupados: «É complicado, não teremos muito tempo para analisar a situação e optimizar tudo ou preparar toneladas de ‘software’ que nos ajude a lidar com as regras. Portanto, todos iremos cometer erros, em especial no início, colocando os nossos carros nos sítios errados nas alturas erradas… É provável que vejamos alguns dos carros mais rápidos mais para trás na grelha e isso tem proporcionado boas corridas».

Symonds, contudo, recordou um «detalhe»: a escolha dos pneus para as primeiras corridas já foi feita há várias semanas e muito antes de serem conhecidas estas alterações radicais às regras. «Este ano temos voz mais activa na escolha dos pneus que iremos usar e, neste caso, fizemos essa escolha sem sabermos que os procedimentos da qualificação iam mudar. Certamente que, ao analisarmos agora as novas regras, iremos concluir que deveríamos ter feito outras escolhas. Mas a verdade é que todas as equipas estão no mesmo ‘barco’…».

Por fim, aquele responsável da Williams – que, juntamente com a Ferrari, foram as únicas a conseguir «roubar» uma «pole position» à Mercedes nos últimos dois anos! – chama ainda a atenção para o facto de esta decisão ter sido tomada tão em cima da primeira corrida: «Temos muito trabalho nas próximas semanas, mas não apenas nós, também a FOM para refazer todo o ‘software’ que trata da cronometragem e de todo o controlo dos treinos. Vai ser duro!».

Partilhar Notícia.