F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Novo patrocinador da Fórmula 1 começa discreto e… com uma «gaffe»!

Foi muito badalado o acordo entre a Fórmula 1 e a cervejeira Heineken, num investimento por parte desta de 220 milhões de euros até 2023. E que seria canalizado, em parte, para a promoção da disciplina junto do público mais jovem, nomeadamente através de forte agitação nas redes sociais.

Foi, assim, com estranheza, que tanto os amantes da F1 como os cibernautas mais atentos foram visitando a página de Facebook e a conta de Twitter da Heineken ao longo das últimas 48 horas e… nem um «post» acerca de Fórmula 1! Estranho, para quem está sempre a «bombar» informações nomeadamente sobre a Liga dos Campeões, que nem uma palavra partilhe acerca do novo acordo com a F1…

Mais irritados ficaram alguns colunistas de jornais de Montreal e, em geral, do Québec, a região francófona do Canadá, onde se realiza a corrida de Fórmula 1. Tudo porque os painéis da Heineken em torno do circuito, com a sua mais forte mensagem publicitária – «Se vai guiar, nunca beba» –, mesmo que virtuais e só aparecendo nas transmissões televisivas, estão todos escritos… em inglês!

Ora a Carta da língua francesa da província do Québec impõe que, em qualquer evento público de cariz internacional, haja uma equivalência nos painéis, especificando que por três em inglês deverá haver três em francês. «Um gesto violento conta a população do Québec e a língua francesa, uma falta de ‘savoir faire’ e de respeito», assinala um articulista na edição de hoje do «Journal de Montréal».

A empresa já se veio desculpar-se, com o argumento da dimensão global da audiência da transmissão televisiva, mas a verdade é que a Heineken desejaria uma entrada no mundo da Fórmula 1… menos agitada!

Partilhar Notícia.