F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Poderemos vir a ter estes painéis de LED também na Fórmula 1?!

São boas ideias que se precisam para melhorar o espectáculo da F1 e a experiência dos espectadores que vão às pistas assistir aos Grandes Prémios? Ora veja-se esta, tão simples e eficaz, estreada no passado fim-de-semana, na corrida de Mid-Ohio, dos Indycars: um painel LED em cada carro que informa os espectadores da sua classificação! Porque não adoptá-lo na Fórmula 1?

Esta ideia não é propriamente nova, tendo sido já usada em provas de sport-protótipos, habitualmente difíceis de seguir, pelas enormes diferenças de andamentos dos carros em competição. Mas este sistema tem alguns… «bónus» que o tornam muito interessante em corridas de fórmulas e, potencialmente, na F1: em vermelho ostenta, em pista, a posição em que o piloto se encontra; nas paragens nas «boxes» torna-se cronómetro e exibe, em verde e durante alguns segundos, o tempo de paragem do piloto; e nos circuitos tradicionais (não ovais) ou citadinos, quando os pilotos carregam no botão «push-to-pass», pisca um «PP» também em verde. Assim, o espectador consegue seguir tudo o que se passa em pista!

As duas primeiras funções parecem de utilidade óbvia também na Fórmula 1, informando quem está nas bancadas não só da classificação de determinado piloto como do tempo que esteve parado para trocar os pneus. Mas também pode exibir o momento em que o piloto activa o sistema DRS ou quando «dispara» a potência adicional que lhe dá o sistema híbrido.

De início, a experiência dos painéis de LED – um de cada lado do carro – preocupou os engenheiros das equipas, por ser mais peso a adicionar aos carros, para mais num ponto elevado da carroçaria. No entanto, o sistema conta com painéis de 3 mm de espessura extremamente leves. As reacções na corrida de Mid-Ohio foram extremamente positivas: por parte do público, claro, mas até do lado dos estrategas de algumas equipas que receberam esta ajuda extra! Porque não pensar nesta hipótese para aproximar mais a o que se passa nas pistas da F1 dos espectadores?

Partilhar Notícia.