F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Penalizar no Monza «impossível», já a concentrar as esperanças em Singapura…

Embora com objectivos radicalmente diferentes, há pelo menos duas equipas que poderão sofrer pesadas penalizações na grelha de partida para o G.P. de Itália… De forma voluntária e numa opção estratégia para poderem contar com motores frescos e mais capazes para a prova seguinte, nas ruas de Singapura, onde pensam que têm muito mais possibilidades de brilhar. Red Bull e McLaren poderão abrir mãos de perseguir o melhor resultado possível em Monza para poderem lutar por algo bastante mais vistoso na corrida seguinte!

Apesar de o motor de Max Verstappen ter voltado a trabalhar… assim que o seu carro regressou às «boxes», após o abandono em Spa (!), há grandes probabilidades de o holandês ter mesmo de penalizar, pois aquele era o seu quarto motor térmico do ano e estava também a usar a quarta unidade MGU-H. Há, pois, a hipótese de a Red Bull mudar tudo em Monza e fazer o mesmo no carro de Daniel Ricciardo, restando saber quantos componentes serão os quintos da época para contabilizar os lugares de penalização.

A ideia da Red Bull será equipar os seus carros com motores frescos e aceitar as penalizações numa pista onde, por um lado, não conseguem lutar de igual para igual com Mercedes e Ferrari e, por outro, é fácil de ultrapassar e recuperar posições até aos lugares pontuáveis. Desta forma, ficariam com motores novos nos dois carros para a prova de Singapura em que depositam enormes esperanças, confiando até que poderão lutar pela vitória. Propulsores que servirão ainda para o Japão e a Malásia.

Do lado da McLaren a ideia é exactamente a mesma, embora com objectivos diferentes: a equipa e Alonso estão convictos de que, em Singapura, poderão estar na luta pelos «melhores dos outros», fora do trio da frente, sabendo que não têm hipóteses em Monza. Então, mais vale estrear um novo motor em Itália, para terem a mais recente evolução par a pista citadina que se segue.

«Queríamos ter introduzido a evolução ‘Spec 4’ em Spa mas não conseguimos», admitiu Yusuke Hasegawa, responsável do programa de F1 da Honda. «Foi intalada uma versão intermédia 3.6 no carro de Vandoorne e poderemos fazer o mesmo com o Fernando, em Monza. Agora, esperamos estrear a versão ‘Spec 5’ em Suzuka para mostrarmos que estamos a evoluir».

Se se confirmar e Alonso trocar todos os seis componentes do grupo propulsor, sabe que, à partida, terá logo uma penalização de 25 lugares na grelha. Mas, na verdade, o espanhol, a McLaren e a Honda estarão em Itália com a cabeça já… em Singapura!

Partilhar Notícia.