F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Pilotos de F1 vão ter de ganhar físico para os carros de 2017

Acabaram-se as dietas loucas e os pilotos «trinca-espinhas», quase a ver-se à transparência como já nem nas «passerelles» se usa! Com os novos carros a curvarem muito mais depressa e a imporem forças gravíticas muito mais violentas aos seus corpos, a preparação dos pilotos terá de ser reorientada e alguns terão mesmo de ganhar alguns quilos, ao contrário da tendência dos últimos anos, em que tinham de andar sempre a controlar a balança…

Claro que não estamos a falar de engordar, mas de ganhar músculo, com grande atenção para o pescoço que deverá ser sujeito a forças realmente mais violentas. Pela muito maior carga aerodinâmica e pela superior aderência proporcionada pelos pneus mais largos, os monolugares de 2017 deverão curvar muito mais depressa, o que implicará elevadas forças centrífugas a puxarem os capacetes para fora do carro. E é o pescoço que terá de aguentar isso tudo!

«Estou certo que algum de nós há-de ficar totalmente ‘destruído’ durante os testes de Inverno», garante Sergio Perez. «Vamos estar alguns meses sem conduzir e é muito difícil simular as forças a que estamos sujeitos dentro do carro. O pescoço sofre sempre quando voltamos ao ‘cockpit’. Mas este Inverno estou à espera de ouvir algumas queixas… No entanto, quando chegarmos à Austrália já todos os pilotos estarão preparados».

E Perez explica o que vai fazer de diferente para se adaptar aos novos carros. «Vou ter de modificar a minha alimentação para melhorar a minha condição física. Tenho de ganhar mais músculo, um pouco por todo o lado. Os novos monolugares serão fisicamente mais exigentes, embora não acredite que sejam mais difíceis de guiar. Todos acabaremos por nos habituar».

Também Kevin Magnussen, de passagem da Renault para a Haas, revelou que vai ter de ganhar à volta de três quilos, o que não será muito grave, dado o aumento do peso mínimo dos carros de 2017. «Para guiar os novos carros no limite terei de ganhar um pouco de peso, mas não muito. Dizem-nos que eles vão ser tão mais rápidos que os deste ano que serão muito mais difíceis de guiar do ponto-de-vista físico», contou o dinamarquês.

O seu preparador físico, Thomas Jorgensen, explicou o plano preparado para Magnussen: «O Kevin é mais leve que o Grosjean [futuro colega na Haas], pelo que deverá precisar à volta de três quilos para ficar fisicamente apto para aguentar as forças impostas pelos pneus mais largos e a superior carga aerodinâmica. Por isso o Kevin vai ter de aumentar um pouco o seu peso, mas estamos a falar de massa muscular, não de gordura. E penso que atingiremos esse ponto em finais de Fevereiro». Mesmo a tempo dos primeiros testes de pré-temporada.

Partilhar Notícia.