F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Pirelli torna pneus mais macios e alarga a sua gama para… sete misturas!

A Pirelli passará a ter, em 2018, sete opções de pneus para piso seco, face às cinco que apresentou este ano (e quatro até ao ano passado), tendo apresentado hoje as novidades. Tudo porque houve uma reorganização completa da sua gama que deu um passo global em direcção de borrachas mais macias, logo mais rápidas mas com maior grau de degradação.

As principais novidades são o aparecimento de um pneu extraduro que «rouba» a cor laranja ao pneu duro que passa a ser azul. E, no extremo oposto, o mais macio pneu de todos que já se sabia ir ser identificável pela pintura rosa e cujo nome foi escolhido por 62% dos votantes na eleição feita entre os internautas amantes da F1: hipermacio foi a designação que bateu por larga margem as outras duas possíveis, extramacio ou megamacio.

Mario Isola, responsável da Pirelli para a F1, explicou a necessidade de toda esta mexida e, em especial de haver um pneu de dureza superior, num ano em que as misturas mais duras raramente foram usadas. «O novo pneu extraduro é assim uma espécie de ‘apólice de seguro’ que temos, dado que todas as outras misturas se tornaram mais moles…

Quanto ao novo pneu cor-de rosa, Isola elucidou: «Este é o pneu mais mole que fizemos até hoje na F1. Decidimos não só mover toda a gama um degrau abaixo na sua dureza, mas também introduzir mais um nível de borracha ainda mais macia, o hipermacio. Um composto que desenvolvemos para pistas com níveis de desgaste muito baixos porque percebemos que, nestas circunstâncias únicas deste ano [com carros totalmente novos e pneus de dimensões mais largas] muitos dos nossos compostos foram talvez demasiado conservadores».

«Os pneus que criámos para 2008 procuram também resolver outro problema, devolver as duas paragens nas ‘boxes’ às corridas», explicou Isola, num final de época em que muitas das corridas tiveram uma única troca de pneus. «Mas o fundamental do conceito do ‘design’ do pneu não se alterou, mantendo as características que agradaram aos pilotos, permitindo-lhes atacar forte do princípio ao fim». E baixar ainda mais os tempos já obtidos este ano!

As equipas irão experimentar estes novos pneus na terça e quarta-feira da próxima semana, dois dias de testes ainda na pista de Yas Marina. Treinos encarados como sendo de enorme importância para a preparação da nova época, ao ponto de a McLaren encarar a possibilidade de participar com os dois carros!

Partilhar Notícia.