F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Ponto da situação das penalizações: um piloto em risco de suspensão!

Embora do ponto de vista estatístico já estejamos na segunda metade da época – já se cumpriu o 11.º de 20 Grandes Prémios –, na verdade é a pausa de Agosto* que marca a divisão entre a primeira e a segunda parte do campeonato. Ponto da época ideal para algumas estatísticas, nomeadamente quanto aos pontos de penalização na superlicença para vermos quais os pilotos que estão em risco de uma eventual exclusão.

O russo Daniil Kvyat está, autenticamente, com a corda na garganta, depois de receber mais um ponto na superlicença na Hungria, por ter atrapalhado a volta de Lance Stroll na qualificação, mesmo se desta vez até teve um certo ar de injustiça, pois os comissários atribuíram culpas à equipa e referiram que ele se chegou para o lado o mais que pôde… O que conta é que o russo já soma dez pontos de penalização e, se somar 12 pontos no espaço de 12 meses, é suspenso por uma corrida. O seu «drama» é que só em Outubro caducarão os primeiros pontos, pelo que terá de se portar exemplarmente até lá…

Surpresa surpresa, o segundo piloto mais penalizado é Sebastian Vettel, com 7 pontos, os mesmos de Kevin Magnussen. O alemão já esteve em pior situação, com 9 pontos, mas dois deles caducaram por alturas do G.P. da Grã-Bretanha, por já terem passado 12 meses. Os pilotos com pontos na superlicença são:

Daniil Kvyat: 10

Sebastian Vettel: 7

Kevin Magnussen: 7

Stoffel Vandoorne: 5

Sergio Pérez: 5

Jolyon Palmer: 5

Carlos Sainz Jr.: 5

Nico Hülkenberg: 4

Esteban Ocon: 4

Romain Grosjean: 3

Max Verstappen: 3

Felipe Massa: 2

Lewis Hamilton: 2

Pascal Wehrlein: 2

Daniel Ricciardo, Kimi Räikkönen, Valtteri Bottas, Fernando Alonso, Marcus Ericsson e Lance Stroll mantêm-se com o «cadastro» limpo bem como os três pilotos que só pontualmente alinharam este ano, Antonio Giovinazzi, Jenson Button e Paul di Resta. Refira-se que, dos três pontos que Verstappen tem na sua superlicença, dois foram recebidos na última prova, por ter provocado a colisão com Daniel Ricciardo.

* Não tem a ver com este assunto mas, por estes dias, lemos um comentário no Facebook oficial da Fórmula 1 que era um alerta para o nosso involuntário mas incontornável… egocentrismo. Porque quando se fala de «pausa de Verão» não será, de facto, a expressão mais correcta num desporto global e que tem inclusive duas provas no hemisfério sul onde, neste momento, estão no pino do Inverno! Talvez a expressão «pausa de Agosto» faça mais sentido…

Partilhar Notícia.