F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Porque não penalizaram Hamilton mas «deram» 5 s a Verstappen?

Na sequência das penalizações do final do G.P. do México e das várias acusações entre os pilotos da Red Bull e Vettel, também Lewis Hamilton se viu metido na «guerra», com Daniel Ricciardo a dizer que o piloto da Mercedes deveria ter sido penalizado no início da corrida. Em causa estava a forma como Hamilton cortou a pista, não cumprindo a segunda curva, por ter falhado totalmente a primeira travagem, seguindo pela relva. Dizia o australiano que tinha sido a mesma coisa que valera a penalização de cinco segundos a Verstappen…

A direcção de corrida, contudo, revelou os detalhes que a levaram a não aplicar qualquer penalização a Hamilton, demonstrando a clara diferença entre as duas situações. E a base do raciocínio é sempre tirar ou não vantagem desse «atalho». No caso de Hamilton, a direcção de prova analisou de imediato não só as imagens – que são bastante elucidativas, como se vê na foto em que o carro de Hamilton está assinalado, no meio da relva – como a telemetria do seu carro.

Ora os dados do motor provam que, assim que regressou ao asfalto, o piloto britânico levantou o pé do acelerador, passando a andar de forma mais moderada para que o pelotão recuperasse o terreno que tinha ganho ao cortar a pista. A direcção de corrida decidiu, portanto, que Hamilton não tinha ganho qualquer vantagem com aquela manobra de recurso, não lhe aplicando qualquer sanção.

O mesmo decidiu relativamente a Rosberg que também fez a curva 2 por dentro, pela relva, depois de ter levado um toque de Verstappen. A direcção de prova achou que o alemão estava à frente na abordagem à curva 1 e que tinha sido o holandês a não lhe deixar espaço à saída, provocando o contacto entre os dois carros e obrigando o Mercedes a sair da pista. Mas considerou que tinha sido um normal incidente de corrida, não penalizando o holandês nem o alemão que, mantendo o 2.º posto, não ganhara vantagem com a manobra evasiva.

Já em relação ao «atalho» de Verstappen ao ser atacado por Vettel, a análise da telemetria e imagens levou a direcção de corrida uma conclusão totalmente oposta. Demonstrando que o holandês só conseguiu manter o 3.º lugar por ter feito esse mesmo «atalho», o que significa que tirou vantagem dessa manobra. Daí a aplicação dos 5 segundos de penalização. Não se sabe se a direcção de corrida chegou a pedir à Red Bull para Verstappen dar a posição a Vettel, sabe-se que a equipa o sugeriu ao piloto mas, depois, optou por lhe dizer para não o fazer.

Partilhar Notícia.