F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Nova qualificação por soma de tempos: «É uma ideia de m….!», diz Vettel

As equipas têm até à próxima quinta-feira para se pronunciarem sobre a proposta feita por Ecclestone e Todt acerca de um novo sistema de qualificação que passa por um regresso «encapotado» ao sistema de 2015, mas em que o tempo que conta é o somatório das duas melhores marcas feitas em cada uma das três partes da qualificação…

Mais uma ideia peregrina sobre a qual Sebastian Vettel não precisou de pensar muito: «Está na hora de ir ao circo…», referiu o alemão, no seu jeito sem papas na língua. «É uma boa ideia se queremos que o acaso tome conta das coisas, mas a F1 devia ser apenas corridas. É uma ideia de merda!».

Num tom mais politicamente correcto, Daniel Ricciardo também não concorda com esta ideia. «A qualificação deve ser uma volta, a volta perfeita. Ter o somatório de voltas começa a soar mais a provas de Resistência, não gostaria muito de ter isso na F1…». Sendo que até a Resistência já abandonou esse sistema de qualificação!

Aliás, este sistema de somatório de voltas já esteve em vigor na F1 em 2005 – na altura era a soma de uma volta em dois treinos em dias separados –, mas revelou-se um fracasso, sendo abandonado ao fim de seis provas, por não ser nada entusiasmante para quem seguia as corridas. Como parece ser óbvio…

Menos para Jenson Button que acha sempre que se deve tentar tudo, embora com a defesa de que qualquer coisa será melhor que o actual formato. «Vamos tentar esse sistema, há-de ser melhor que este de eliminação, qualquer coisa há-de ser melhor! Até os pilotos terem de guiar com um olho fechado seria melhor!».

Partilhar Notícia.