F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Quantos motores usaram Mercedes, Williams e Red Bull nos testes? Surpreendente!!

Que a quantidade de quilómetros percorridos pela Mercedes nos testes de Barcelona tinha impressionado toda a gente já não era novidade mas… tinha ficado no ar uma dúvida pertinente: muito bom fazer uma época inteira (o equivalente a 21 Grandes Prémios) em apenas oito dias mas quantos motores teria usado a equipa para o conseguir? A resposta é surpreendente!!

Segundo revela a revista alemã «Auto Motor und Sport», a Mercedes usou apenas… dois motores para as 1294 voltas ao circuito de Barcelona. Ou seja, conseguiu fazer um pouco mais de dez Grandes Prémios com cada motor, quando a regulamentação implica que cada grupo propulsor dure cinco fins-de-semana! Impressionante, mesmo se a equipa rodou quase sempre com pneus médios e em ritmos longe do máximo, ou seja, sem nunca puxar pelos motores ao limite.

No entanto, a Mercedes não foi a única equipa a conseguir níveis de fiabilidade impressionantes e há aspectos em que até foi ultrapassada pela «cliente» Williams cujo FW38, segundo aquela revelação, terá usado um único motor nos oito dias de testes em que totalizou 856 voltas, 3985 km, cerca de 13 Grandes Prémios!

Sem dados relativos à Ferrari – foram notórios alguns pequenos problemas, aparentemente resolvidos nas derradeiras jornadas –, a boa notícia é que também o motor da Renault parece exibir invejável grau de fiabilidade, o seu «calcanhar de Aquiles» aqui há um ano: a Red Bull (que o usa sob o nome TAG Heuer) apenas utilizou uma unidade nos oito dias (3800 km), enquanto a equipa Renault usou dois mas, segundo o seu responsável Alan Permane, apenas como precaução depois de terem encontrado um pequeno problema num turbo logo no segundo dia de testes. «Poderíamos ter feito todos os testes com um único motor», refere.

Nestes dados que não deixam de ser impressionantes – recorde-se que, este ano, por ter aparecido uma 21.ª prova, cada piloto ganhou direito a um 5.º motor – há, obviamente, uma ressalva a fazer: as equipas podem não ter mudado de motor mas é claro que ninguém revela que tipo de trabalho de revisão foi fazendo ao fim de cada dia de testes… Mas uma coisa é certa, nos vários dias em que cumpriram a distância equivalente a dois Grandes Prémios fizeram-no sem qualquer mexida significativa nos motores.

Partilhar Notícia.